Pró-Reitoria de Cultura da UEPB investe em cursos de Formação em Arte para docentes e comunidade externa

3 de abril de 2017

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está desenvolvendo três cursos com vistas à formação de docentes da Instituição e também direcionados à comunidade externa. As atividades têm o intuito de oferecer um curso especializado para o aprimoramento profissional voltado às Artes, abordando fundamentos de diferentes linguagens artísticas, além de história, teoria e crítica, entre outros tópicos.
O primeiro curso, “Metodologia no Ensino da Arte”, já está em andamento, é ministrado pelo professor Sérgio Simplício e direcionado aos professores do Centro Artístico-Cultural (CAC) da UEPB. Doutorando Interinstitucional pelo IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) – UEPB, Sérgio possui mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR) e Especialização em Regionalização, ambos pela UEPB. Graduado em Geografia também pela UEPB, ele tem experiência na área há 14 anos. Além disso, Sérgio é ator profissional, foi diretor do Núcleo de Artes do Campus VIII da UEPB e é professor do Curso de Teatro Infantil, no CAC.
O curso acontece no período da tarde, uma vez por semana, na Central Integrada de Aulas. Dentre os objetivos dele figura praticar a dinâmica da sala de aula, através de recursos teóricos e metodológicos capazes de facilitar a satisfação pelo ensino das artes; desenvolver habilidades e explorar concepções de ensino-aprendizagem na sua área de conhecimento de forma a motivar os alunos a desenvolverem atividades artísticas; criar, realizar, avaliar e melhorar propostas de ensino e aprendizagem, procurando integrar as áreas correlacionadas e estimular ações coletivas na escola, propondo uma nova concepção de trabalho educativo com a arte.
Também ocorre, com o apoio da Pró-Reitoria, o Curso de Extensão intitulado “Introdução às Artes: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais”. A atividade é ministrada pela professora Rosemary Alves de Melo, que detém larga experiência na área, lecionando acerca da temática desde 2011. Rosemary é graduada em Pedagogia, tem mestrado em Ciências da Sociedade, é especialista em Arte Educação e faz doutorado em História Social (DINTER – UFCG/USP). A docente é coordenadora do projeto de extensão da UEPB “Formação em artes visuais na educação básica: a docência do Arte-educador”.
O curso é efetivado no CAC, sendo destinado a professores da rede pública e alunos de cursos de licenciatura, bem como a todos os interessados. Participam da atividade como colaboradores a professora Lili Brasileiro, do curso de Iniciação ao Desenho e à Pintura do Centro Artístico, e outros docentes do local.
Está se discutindo, igualmente, na Procult, que seja oferecida uma especialização em Arte Educação na UEPB. A especialização buscaria fornecer subsídios para o planejamento e desenvolvimento do ensino da arte de maneira eficaz. A proposta da grade curricular está sendo cuidadosamente estudada e as disciplinas visam tornar o aluno apto ao ensino de arte, quer sejam visuais e cênicas, ou na área de música e dança. Dentre as disciplinas analisadas para compor a especialização estão Didática do Ensino Superior, Metodologia de Pesquisa Científica, Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas, Comunicação e Semiótica, Estética e História da Arte, Cultura e Sociedade.
Aperfeiçoamento
Conforme o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, a elaboração desses cursos denota o comprometimento da Universidade no que se refere a aperfeiçoar os saberes e especificidades técnicas, sempre na perspectiva de ofertar um conteúdo atualizado e completo, que atenda às demandas de atuação na área.
“Alguns têm licenciatura em Geografia, mas trabalham como professores de educação artística, por exemplo. Então nosso interesse é contribuir para que aprofundem seu conhecimento”, explicou. Ele acrescentou que a especialização, em particular, será destinada não apenas a docentes, mas a artistas, promotores e ativistas culturais, além de toda a comunidade interessada, envolvida com arte.
O pró-reitor adjunto, José Benjamim Pereira Filho, destacou que a Procult está articulando o projeto político-pedagógico dos cursos objetivando suprir essa lacuna na formação dos docentes, dialogando com todos os setores da Academia. Na iniciativa estão envolvidos o Centro de Educação (CEDUC) e a Pró-Reitoria de Extensão da UEPB.