Procult prossegue com reuniões para criação de curso de Especialização em Arte Educação na UEPB

18 de abril de 2017

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem reunido esforços para que seja criado na Instituição um curso de especialização em Arte e Educação. Nesse intuito estão ocorrendo reuniões envolvendo o Centro de Educação (Ceduc), o Centro Artístico (CAC) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UEPB.
A última delas, ocorrida na última semana, contou com a participação do pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, do pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, da chefe do Departamento de Educação, Margareth Maria de Melo, do diretor adjunto do Ceduc, Francisco de Assis Batista e do pró-reitor de Extensão, José Pereira da Silva. Professoras como Marlúcia Almeida e Eliane de Siqueira Brasileiro, entre outros participantes, também estiveram presentes à iniciativa.
As próximas reuniões estão agendadas para ocorrerem no dia 27 deste mês e em 02 de maio. A intenção é que dirigentes e professores dos demais departamentos, a exemplo dos de Filosofia, Sociologia e História, além de outros interessados, juntem-se à discussão, propondo planos, ajustes e sugestões e estendendo as parcerias. A ideia dos que estão levando à frente o empreendimento é também ter a colaboração da Prefeitura de Campina Grande (PMCG) e do Governo do Estado.
Umas das preocupações dos envolvidos no projeto pedagógico é que ele seja atual, abrangente, mas se adeque também às peculiaridades onde está inserido, de modo a não ser elitista, ou seja, que não privilegie determinados temas e conceitos que compreendem a Arte e a Cultura, em detrimento de outros tão importantes quanto.
A especialização buscaria fornecer subsídios para o planejamento e desenvolvimento do ensino da arte de maneira eficaz. O projeto pedagógico está sendo cuidadosamente estudado e as disciplinas terão como cerne tornar o aluno apto ao ensino de arte, quer sejam visuais e cênicas, ou na área de música e dança. Dentre as disciplinas inicialmente analisadas para compor a especialização figuram Comunicação e Semiótica, Estética e História da Arte, Cultura e Sociedade, entre outras. A ideia é que o curso destine-se não apenas a docentes, mas a artistas, promotores e ativistas culturais, além de toda a comunidade interessada que trabalha com Arte.