Pró-Reitoria de Cultura da UEPB desenvolve atividades para comemorar o Dia do Estudante

9 de agosto de 2017

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá atividades em comemoração ao Dia do Estudante, na manhã da próxima sexta-feira (11). Os eventos ocorrerão no Câmpus I de Campina Grande, com diversas apresentações artísticas.
A programação terá início às 8h, no hall do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), e envolverá exibições de teatro com o ator Chico Oliveira e apresentação de emboladores de coco. A atividade também terá um microfone aberto para que os alunos possam interagir durante os eventos. Em seguida, as atividades serão desenvolvidas próximo às lanchonetes na Central de Integração Acadêmica (CIA).
Ainda está prevista para o mesmo dia, no CCT, a exposição “Projeto de Igualdade no CCT (PINCT)”, com cerca de 20 cartazes abordando o enfrentamento de temas diversos, a exemplo de homofobia, feminismo e racismo, entre outros. A iniciativa é uma ação integrada dos Centros Acadêmicos de Física e Estatística.
De acordo com o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, a Procult não poderia deixar de festejar os estudantes, razão de ser de toda instituição universitária. “A data é muito importante e deve ser refletida como tal, notadamente neste momento vivido no país, onde se assistem os ataques do Governo Federal às políticas de cultura, educação, esportes, às universidades públicas, e a juventude é alvo de tanta violência, em especial os jovens negros. Não podemos enxergar isso como algo normal”, explicou.
Para Andrade, celebrar a data também é lembrar a cada estudante seu valor imensurável para a construção perene da UEPB e do Brasil. “É o momento, sobretudo, de agradecer pelo entusiasmo e força constante dos estudantes, no que se refere às mobilizações, instrumentos capazes de transformar todos os contextos adversos, ampliando pensamentos e consequentemente horizontes”, destacou.
Sobre o Dia do Estudante
A comemoração pelo Dia do Estudante acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.