Universidade Estadual lança o vídeo “As luzes de Lourdes” em homenagem à dramaturga Lourdes Ramalho

25 de agosto de 2017

Na semana em que a dramaturga Lourdes Ramalho completou 98 anos de vida, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Administração Central, da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) lançará neste sábado (26), às 11h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho, o vídeo “As luzes de Lourdes”. A direção da produção é do jornalista Hipólito Lucena, e tem como objetivo divulgar as obras e abordar fatos da vida de uma das principais escritoras de teatro do Brasil.
Além da exibição, também serão encenados dois monólogos escritos por Lourdes Ramalho. O primeiro é referente ao texto “Mariana (As Velhas)”, que será apresentado por Joh Albuquerque. Já o segundo é “Defesa de Caboclo”, com a interpretação de Gilmar Albuquerque. A entrada é franca. O museu abre suas portas a partir das 9h.
Paralelo a esta homenagem, o MAPP continua com a exposição “Em cena, Lourdes Ramalho”. A exibição conta com painéis dos principais textos, ilustrações das peças teatrais, cordéis, cartazes e livros escritos pela dramaturga. Todo material ficará exposto no museu até o mês de maio do próximo ano.
Outra iniciativa da Universidade Estadual da Paraíba envolvendo a escritora é o projeto de confecção da coletânea de livros escritos por Lourdes Ramalho. A Editora da UEPB lançará a obra completa da dramaturga através de volumes, sendo o primeiro deles com nove textos, mais um caderno informativo com materiais de divulgação dos espetáculos. Este projeto está em desenvolvimento, mas ainda não tem data para o lançamento.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Ilustração