Acervo do MAPP sobre Marinês é exposto em Festival Rootstock de forró em Belo Horizonte

18 de outubro de 2017

O acervo da cantora e compositora Marinês, exposto outrora no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande, foi uma das estrelas do Festival Rootstock de forró, sediado em Belo Horizonte (MG). Este ano, o evento teve como tema a Rainha do Xaxado e ocorreu na última semana.
O responsável pela exposição no local foi o músico Sandrinho Dupan, da Curadoria de Música do MAPP. Discos de ouro, a sanfona que pertencia a Abdias, roupas e fotos estavam entre os artigos de Marinês expostos no Rootstock. “A exposição foi muito prestigiada e cumpriu seu objetivo de se alinhar ao evento, elevando o legado único de Marinês e contribuindo para sua difusão e preservação”, apontou. Dupan também integrou a programação, ministrando uma oficina sobre pandeiro e lançando a cartilha efetuada por ele, em coautoria com um dos organizadores do evento, Ivan Dias, e denominada “O que é forró?”.
Sandrinho destacou a importância do evento, que acontece desde 2002 reunindo artistas de todo Brasil, a exemplo de Flávio José, Luizinho Calixto, Elba Ramalho e Os Três do Nordeste, sempre com a tônica de celebrar o gênero genuinamente nordestino. “A iniciativa demonstra o fôlego que o forró tem e o quanto é festejado em todo o país e também no exterior. Participam dele veteranos, jovens de talento e admiradores do forró, reunidos em espetáculos e palestras com temáticas afins”, explicou.
Conforme Sandrinho, a ideia do Festival é destacar as produções antigas, os sucessos do cancioneiro forrozeiro, mas, igualmente, incentivar os iniciantes, sendo que enfatizando a relevância do formato original do gênero. Segundo informações do site do evento, aproximadamente 1,5 mil pessoas participam do Festival Rootstock, que traz em cada edição até 30 atrações musicais. Os realizadores o classificam como “o maior festival de forró-pé-de serra nacional”.