Museu de Arte Popular da Paraíba se integra à campanha de prevenção ao câncer de próstata

7 de novembro de 2017

Na próxima quarta-feira (8), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, se alinhará à campanha Novembro Azul. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição, com o apoio da Unimed, terá início às 17h, com apresentações artísticas e palestra. A entrada é franca.
Assim, durante todo este mês, a fachada do prédio desenhado por Oscar Niemeyer, e que adorna as margens do Açude Velho com técnica e arte, estará totalmente iluminada com a cor azul, para lembrar a todos os homens o quanto é importante prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Na oportunidade será ministrada uma palestra relacionada ao tema com um representante da Unimed. As exibições culturais ficarão por conta dos professores do Centro Artístico-Cultural da UEPB.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade. Conforme o órgão, a indicação é de que todo homem a partir dos 55 anos faça o rastreamento do câncer de próstata. Homens da raça negra ou que são descendentes de negros e aqueles que têm pai ou irmão com a enfermidade devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos.
A campanha Novembro Azul foi criada na Austrália, com o objetivo de conscientizar os homens sobre doenças tipicamente masculinas, como os cânceres de próstata ou testicular. E, exatamente por ser algo voltado para homens, o bigode acabou se tornando seu símbolo maior, dando origem ao termo “Movember”, uma junção das palavras “moustache” e “november” – respectivamente “bigode” e “novembro”, em inglês.