Realizadores veem no Comunicurtas UEPB oportunidade de alcançar reconhecimento com suas produções

1 de dezembro de 2017

A cada ano que foi realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Festival de Audiovisual Comunicurtas UEPB foi atingindo novos patamares no concorrido espaço de divulgação dos filmes selecionados para suas mostras competitivas. Muitas produções ganharam projeção nacional, e até mesmo internacional, após brilharem na telona de um dos principais festivais de cinema realizado na Paraíba. Cientes disso, realizadores veem a oportunidade de participar do evento como uma grande chance de alcançarem voos mais altos e terem seus trabalhos reconhecidos pelo público espectador e especializado no assunto.
Participando pela primeira vez como competidores do festival, os diretores Thiago Rodrigues e Tamyres Dysa têm histórias diferentes no ofício da sétima arte, contudo, ambos acreditam que a oportunidade de participar como realizadores no Comunicurtas UEPB pode abrir portas para o andamento de suas produções. Natural de São Paulo, Thiago está há três meses desempenhando a docência no município de Areia, com crianças entre 12 e 18 anos, enquanto a estudante de Jornalismo, Tamyres, está em fase final de curso, mas já com algumas experiências no cenário audiovisual.
“Comecei logo no início do curso, no 2º período, atuando com estagiária em produções de filmes aqui em Campina Grande. Participei de um longa-metragem, alguns curtas para ajudar uns amigos e fui aprendendo ao longo desse tempo. Eu já conhecia o Comunicurtas UEPB antes de entrar na Universidade e ter um filme classificado para a Mostra e concorrer com outras produções é muito importante para mim. A gente trabalhar forte para quem sabe ser reconhecido lá fora”, comentou a jovem.
Já Thiago Rodrigues teve seu primeiro contato com o festival participando como oficineiro da edição itinerante do Comunicurtas UEPB, na cidade de Remígio. Surpreso com o tamanho do festival, o diretor afirmou que ao mesmo tempo que é um momento muito importante para sua atividade no audiovisual, por ter um filme concorrendo em uma mostra competitiva, a responsabilidade é igualmente elevada, principalmente pelo trabalho selecionado ter sido feito com jovens estudantes de uma escola pública do município de Areia.
“Depois de minha participação na oficina do Comunicurtas UEPB em Remígio, vi uma possibilidade de ampliar o trabalho audiovisual que venho desenvolvendo com esses jovens. Nossa expectativa acaba sendo grande pela importância que tem o festival, por ter filmes muito bons, mas a participação é bem mais importante que qualquer premiação. Mas a gente sempre fica com aquele pensamento de ter o trabalho reconhecido e se acontecer de conquistarmos um troféu do Comunicurtas UEPB será algo mágico”, disse Thiago.
Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti