PROCULT apoia evento que homenageia o jubileu de ouro do lançamento do livro “Pedagogia do Oprimido”

29 de abril de 2018

O evento é realizado pelo Grupo de Estudos Freireanos (Gespauf), tem entrada franca e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição. Professores, pesquisadores e admiradores do escritor estarão no evento. A coordenação é do professor Cícero Agostinho. Palestras, discussões e apresentações artísticas compõem a programação da iniciativa, que tenciona celebrar não apenas esta efeméride, mas destacar a relevância de toda a obra do autor, pelo seu já conhecido impacto mundial na área da educação, política e cultura.
De acordo com o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristovao de Andrade, que também é membro do Gespauf, a realização do evento no Museu reflete a importância dada pela Universidade, através da Procult, ao legado de Paulo Freire, notadamente o contributo deste livro em particular, que segue sendo objeto de estudo e de valorização internacional, traduzido e publicado em várias edições.
O acervo de Paulo Freire foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade e incluído no Programa Memória do Mundo. Segundo um levantamento realizado a partir do Google Scholar, por Elliot Green, da London School of Economics, Pedagogia do Oprimido é a terceira obra mais citada no que se refere às Ciências Sociais e Humanas.