Museu de Arte Popular da Paraíba sedia lançamento do livro “Guerreiro que cai de pé ou o romance da bela A.”

1 de novembro de 2018

No próximo sábado (3), às 19h30, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o lançamento do livro “Guerreiro que cai de pé ou o romance da bela A.”, do escritor Genildo Santana. A entrada é franca.
O livro narra a vida de Ronaldo Matos. Oriundo de Riachos Novos, interior de Pernambuco, testemunhando fome, pobreza, violência e morte, Ronaldo vai estudar em João Pessoa. O ano é 1995 e o protagonista se encanta com a cena cultural do período, descobrindo nomes como Ariano Suassuna, Chico Pereira, Ronaldo Cunha Lima e Raymundo Asfora, entre outros.
Ao lado de Beto Silva, o colega de apartamento Carlos Luiz e Frei Anastácio, o protagonista encabeça a luta dos Sem Terra, organizando passeatas, ocupações de fazendas e da Praça dos Três Poderes, na capital paraibana. É nesse ambiente de conflitos que conhece a Bela A., filha de Boqueirão, do povoado de Gurinhém, vivendo uma história de amor perpassada por sonhos de um mundo mais justo para todos.
Conforme Genildo, o romance revela, ainda, a atmosfera repleta de tensões sociais daquela época, abordando o conflito interno da Igreja Católica, que atingia progressistas e conservadores. Assim, tecida em emoção e aventura, a obra compõe um panorama histórico das questões agrárias, trazendo no esteio críticas ao sistema neoliberal.
Mais sobre o autor
Genildo Firmino Santana nasceu em 1º de setembro de 1973, no sítio Cachoeira Grande, município de Tabira (PE). Devido às condições adversas enfrentadas pela sua família, precisou trabalhar na roça desde cedo. Estudou na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti, onde concluiu o Ensino Médio. Em 1993, com o auxílio do Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha, entrou no seminário, em João Pessoa. Lá permaneceu por quatro anos, mas desistiu da futura vida de clérigo. É professor de Filosofia, Teologia e História e nessas áreas realiza e ministra cursos de reflexão.
Considera-se um admirador da poesia, sentindo-se sobremodo atraído pelo improviso dos cantadores, a exemplo de João Paraibano e Sebastião Dias. É membro da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA) e tem vários cordéis publicados. Além de “Guerreiro que cai de pé ou o romance da bela A.”, é autor de sete livros, entre eles figuram “Nas águas do Pajeú” e “Igreja que vale a pena”.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Guerreiro que cai de pé ou o romance da bela A.”, de Genildo Santos
Quando: Sábado (03/11/18)
Hora: 19h30
Onde: Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho, em Campina Grande.
Entrada: Gratuita
Outras informações: (83) 3310-9738