Alunos das oficinas de Teatro Infantil e Juvenil do Centro Artístico Cultural da UEPB apresentam peças no Sesc Centro

21 de novembro de 2018

Na noite de segunda-feira (19), o palco do Teatro do Sesc Centro recebeu as apresentações das oficinas de Teatro Infantil e Teatro Juvenil do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento faz parte das atividades de culminância do CAC, feitas anualmente para mostrar o trabalho realizado por alunos e professores. Uma grande plateia compareceu aos espetáculos “A comunidade do Arco-íris”, “A bruxinha que era boa” e “Édipo Rei”, com direção do professor Sérgio Simplício.
Em “A comunidade do Arco-Íris” havia oito crianças em cena. Bem musical, a história versava sobre um grupo de infantes que vive em paz, no chamado Reino do Arco-Íris. Quando o local é invadido por seres estranhos, a serenidade dos moradores é destruída. A segunda montagem, “A bruxinha que era boa”, um texto da dramaturga Maria Clara Machado, contava com nove atores mirins e trazia um grupo de bruxas más e astuciosas, em que uma se destacava pela virtude e por isso se aventurava em mil circunstâncias engraçadas e ao mesmo tempo adversas. Já “Édipo Rei”, tragédia grega de Sófocles, dispunha de jovens integrantes da Oficina de Teatro Juvenil, narrando o infortúnio e a fatalidade do filho que mata o pai e casa com a mãe.
De acordo com Sérgio Simplício, 45 estudantes, na faixa etária dos 8 a 18 anos, fazem parte das oficinas de Teatro Infantil e Teatro Juvenil do Centro Artístico. A primeira existe há quatro anos; a segunda foi se compondo espontaneamente com a evolução dos alunos que ansiavam por seguir no curso e aprofundar seus saberes na área, com produções mais sofisticadas e densas.
Sérgio explicou que as aulas abordam o corpo e a voz, dicção, improvisação, respiração diafragmática, construção do personagem, perda da timidez e desenvoltura, além de leitura e estudo de textos clássicos e contemporâneos, entre outras práticas. Os ensinamentos têm como base as proposituras cênicas do russo Constantin Stanislavski [1863-1938].
Para o professor, a exibição dos espetáculos no final do ano é a cereja do bolo, o corolário das atividades. “Também trabalhamos juntos sonoplastia, figurinos… É empenho, pesquisa, mas, igualmente, descontração. Enxergamos nitidamente a alegria deles por estarem em um palco. As famílias exprimem orgulho e até surpresa com o talento dos alunos. Muitos ao verem, sobretudo, os textos longos decorados, os filhos radiantes em cena, dizem que nem imaginavam que eles poderiam fazer algo assim”, enfatizou. Sérgio assinalou que vários demonstram o desejo de seguir a profissão. “É como se descobrissem um novo caminho a trilhar, então isso é muito interessante para nós, ter essa contribuição nessa possível nova safra de atores e atrizes em Campina”, apontou.
As oficinas de Teatro Infantil e Teatro Juvenil do CAC também ganharam turmas no município de Nova Palmeira (PB). Desde 2015 elas contemplam mais de 100 estudantes, tendo Sérgio como docente. O projeto acontece através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UEPB e a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura da cidade, por meio do programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na próxima quinta-feira (22), os alunos estrelarão no Centro Artístico, às 19h, a peça “Mulheres de Clarice Lispector”, com entrada franca.