Universidade Aberta à Maturidade faz prévia ao Bloco da Cinquentinha da UEPB

25 de fevereiro de 2019

Quem teve a desdita de criar o mito que o quadro perfeito da terceira idade é uma velhinha numa cadeira de balanço e um aposentado sentado numa praça dando comida aos pombos, certamente nunca viu um Carnaval da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Alto astral, diversão e energia foram a tônica do evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), no Câmpus I, em Campina Grande. A atividade funcionou como prévia ao Bloco da Cinquentinha, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult).
Presentes à ocasião estavam o coordenador do programa, professor Manoel Freire de Oliveira Neto, e o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, além de professores e funcionários da UAMA. Dezenas de estudantes da Universidade Aberta à Maturidade marcaram presença, relembrando a atmosfera dos bailes de antigamente. Sombrinhas coloridas, fantasias variadas, estandartes e marchinhas temáticas que ficaram na história, executadas habilmente pela Orquestra de Frevo Jovens da Borborema, fizeram até o Batman querer participar da festa.
Conforme Manoel Freire, a celebração obteve uma adesão positiva. “Alguns chegaram às 8h e ficaram até 11h30 dançando. É uma oportunidade excelente, tendo em vista que, em casa, nada disso seria possível a eles. Ocasiões semelhantes, nitidamente trazem mais vigor e diversão para os nossos alunos. São momentos de prazer e relaxamento. Além disso, a dança é uma terapia, mexe com o corpo e a mente, ajuda a prevenir doenças como a depressão e o estresse, por exemplo”, endossou.
O pró-reitor de Cultura parabenizou a todos da UAMA pelo trabalho de excelência e agradeceu à parceria efetivada com o Bloco da Cinquentinha. “Em 2018, a Universidade Aberta à Maturidade deu um show de descontração e desenvoltura no Bloco. É uma honra para nós contar com essa alegria. Quem disse que as pessoas que estão na melhor idade querem descanso ao invés de agitação? Reflexo dos novos tempos, hoje, felizmente, elas não costumam mais aceitar esses papéis pré-estabelecidos. Querem se divertir, passear, socializar, navegar na internet, aprender. E a UAMA/UEPB acompanha essa mudança, sendo um mecanismo para que possam aprimorar e aperfeiçoar o que já foi vivenciado, bem como para que sigam buscando seus direitos por melhores condições de vida”, explicou.
O Bloco da Cinquentinha sairá na próxima quinta-feira (28). A concentração está marcada para as 15h, defronte ao Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição, localizado na Avenida Getúlio Vargas, n° 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro. Toda a comunidade está convidada a participar da programação, que terá vários artistas da cidade como integrantes. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3446.