Universidade Estadual da Paraíba integra programação de aniversário do Parque Bodocongó

27 de abril de 2019

Neste domingo (28), a partir das 15h, o Parque Bodocongó, em Campina Grande, traz uma intensa programação para celebrar seu aniversário de dois anos. O evento é aberto e tem o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), Departamento de Educação Física (DEF) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).
Inúmeras atividades estão previstas para o dia, a exemplo de encontro de motoqueiros, competição de selfies, rapel, campeonatos de vôlei, basquete, futsal e futebol de areia. As apresentações artísticas contarão com a Filarmônica Jovens da Borborema, oriunda do Centro Artístico Cultural da UEPB, exibições de samba, voz e violão, trios de forró, e esquete com o Grupo de Teatro Heureka.
O Laboratório Itinerante (Labit), programa multidisciplinar de Extensão da UEPB, que congrega vários projetos provenientes dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física, ofertará diversos serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Outro ponto alto da programação diz respeito a uma feirinha cultural, com artesanato, brechós e culinária regional e caseira.
Através do Coletivo Quilondê, o Batuque Ayan a ministrará oficinas de percussão à comunidade. As práticas terão como cerne os saberes das tradições de origem afro-brasileira e indígena, trabalhando com ritmos como Maracatu de Baque Virado, Coco de Roda, Ijexá, Ciranda, Perré e Caboclinho.
O aniversário do Parque Bodocongó terá ainda uma “Batalha dos Feras”, com a participação da Batalha do Prado, Batalha da Praça e Batalha da Marvel, trazendo a chamada “Poesia Slam”. O Slam é uma linguagem artística que surgiu na década de 80, nos Estados Unidos. Espécie de embate de poesias ao microfone, acompanhado do grafite e do rap ele ganhou coro nas periferias do mundo inteiro nas décadas seguintes.
O Parque foi inaugurado no dia 1º de abril de 2017, figurando como um empreendimento de urbanização do entorno do Açude, localizado na Zona Oeste de Campina Grande. De acordo com o Governo do Estado, foram investidos aproximadamente R$ 40 milhões, por meio de uma parceria entre os governos Estadual e Federal. O espaço conta com ciclovias, estacionamentos, quiosques de alimentação, quadras poliesportivas, anfiteatro com capacidade para 450 pessoas, espelho d’água, academia de ginástica, pista de skate, área de patinação, Unidade de Polícia Solidária (UPS), entre outros equipamentos.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98873-2813.
Texto: Oziella Inocêncio