Monteiro recebe Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos com festa e alegria

7 de abril de 2017

No dia 07 de abril de 2017, o município de Monteiro, no Cariri paraibano, sediou a quarta etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. O evento foi efetuado pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba, que levou uma grande comitiva de artistas e funcionários, e foi realizado numa parceria com o Campus da Instituição instalado no município e a prefeitura de Monteiro.
A iniciativa, como de costume nas ocasiões anteriores teve o objetivo de aliar-se a uma das mais importantes atividades culturais do Brasil, a música executada pelo sanfoneiro, responsável pela grandeza do nosso principal repertório musical e das nossas principais festas.
Além disso, buscou aprofundar-se ao cotidiano da música nordestina pelo projeto de cultura popular da UEPB, naquela localidade. Cerca de 30 inscritos participaram de uma aula espetáculo junto com os professores do Centro Artístico Cultural da UEPB, João Batista e Luizinho Calixto. Experiências, causos, métodos de execução para o fole de oito baixos e um melhor aproveitamento dele e história da sanfona foram alguns dos tópicos abordados.
Já no período da noite, após as 20h, houve o ápice do evento com a execução da “Mostra dos Sanfoneiros”, que foi realizada na Praça João Pessoa e arrebanhou um grande público. Considerada um sucesso pela comissão organizadora, apresentaram-se na Mostra os músicos Silone, Claudinho e Ezequiel que é vice-prefeito de Camalaú, Petála e Samira, Luizinho Calixto, Jeisiane, João Batista e Vanessa Vidal, Lucas Cordeiro, Pablo, Silone, Cidinho e Vitinho, Luan Antônio Bezerra, Pablo Lucas Tenório, a Orquestra Sanfônica de Monteiro e Orquestra Mirim de Camalaú, na regência de Claudinho e Ezequiel.
Presente na quarta etapa, o monteirense internacionalmente conhecido, Flávio José, falou sobre o evento, assim como das movimentações culturais que estão acontecendo no município. “Esta iniciativa é muito especial e significativa, digna de reconhecimento, pois temos aqui muitos talentos. Essa é uma maneira muito bonita de engrandecê-los”, destacou.
O pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade, enalteceu o engajamento de toda a cidade e a união profícua existente entre o Campus de Monteiro e da Prefeitura, destacando o empenho da prefeita Anna Lorena e da secretária de Cultura Christianne Leal. Já o pró-reitor adjunto reafirmou a grandeza do Encontro e dos artistas envolvidos, apontando o quanto cada um acredita e dedica-se ao ofício da sanfona, proporcionando alegria a todos aqueles que gostam da música de raiz e são carentes dela.
O diretor do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Marcelo Leal, ressaltou o quanto a cidade de Monteiro é conhecida pela competência quando se trata de música. “É uma satisfação enorme para nós do Campus VI havermos sido sede do Encontro. A cidade tem um verdadeiro patrimônio no que concerne a tradição artística e esse evento também é uma maneira de homenageá-la”, disse.
Uma das revelações da noite foi José Artur, o sanfoneiro mais novo do espetáculo, com apenas 9 anos. Ele explicou que concilia a escola e as brincadeiras de criança, típicas de sua idade, com o aprendizado do instrumento. Questionado se encara a sanfona como mais uma brincadeira, ele respondeu que não. “Levo muito a sério, mesmo porque não é fácil. Precisa memorizar muitas coisas”, disse sorrindo. José Artur se destacou de tal modo que foi classificado pra participar do encontro final, previsto para acontecer em Campina Grande no dia 26 de maio. “Isso me deixou alegre demais, tem muita gente aqui que toca faz tempo, que sabe bem mais do que eu”, enfatizou.
Encerrando o Encontro, a prefeita Anna Lorena entregou aos sanfoneiros participantes da quarta etapa do Encontro os certificados expedidos pela Universidade Estadual da Paraíba.