Grupo de Estudos Paulo Freire celebra 14 anos de criação com série de atividades sobre Educação

4 de junho de 2019

Nesta quarta-feira (5), o Grupo de Estudos Paulo Freire (Gespauf) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará um evento alusivo aos 14 anos de sua criação. A iniciativa terá como sede o Auditório do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, em Campina Grande, e ocorrerá das 17h às 21h, contemplando o tema “Educação e Resistência em Paulo Freire”.
Várias atividades estão previstas para celebrar o aniversário do Gespauf, entre elas figuram mostra de fotografia, teatro e música. A mesa de abertura será integrada pelo pró-reitor de Cultura da UEPB e membro do Grupo, José Cristóvão de Andrade; pelo coordenador do Gespauf, Cícero Agostinho Vieira; pelo professor Carlos Antônio, da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão; pela diretora do CAC, Patrícia Lucena; e por representantes das escolas de Ensino Básico e Fundamental do município.
Às 19h30 haverá a palestra “Atualidade de Paulo Freire e Educação Popular”, abordada pelos docentes Afonso Celso Scoclugia (UEPB), que destacará o tópico “Paulo Freire no contexto atual de crise no Brasil”, e Maria de Fátima Araújo (UEPB), ressaltando a temática “Experiências práticas de Educação Popular – Projeto de Formação, Inclusão e Mobilização de Catadores e Catadoras de materiais reutilizáveis da cidade de João Pessoa”.
Uma roda de diálogo, intitulada “Lutar Sempre”, começará às 20h. Em seguida, se dará o lançamento do livro “Autonomia Docente na Perspectiva de Paulo Freire”, pela professora Ângela Cristina Alves Albino (Universidade Federal da Paraíba – UFPB). O encerramento da programação contará com um coquetel regional e exibições artísticas da cantora Lua Alves.
O Gespauf foi criado com a finalidade de refletir sobre a educação, inserida na atualidade do país, sob a ótica freireana, socializando discussões e estudando os escritos daquele que foi um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial. Objetiva, igualmente, conhecer de modo profundo a obra do educador, trazendo-a para a prática pedagógica em desenvolvimento. Outras informações a respeito da iniciativa podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3315-3446.
Texto: Oziella Inocêncio