Projeto “Obra do Mês” expõe livro de Augusto dos Anjos na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida

5 de junho de 2019

Eleito o paraibano do Século XX, o escritor Augusto dos Anjos (1914) possui uma relevância literária muito grande na Língua Portuguesa. E no ano do 125º aniversário de seu nascimento, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), escolheu a primeira edição o livro “Eu”, lançado em 1912, para o projeto “Obra do Mês”. Essa raridade estará exposta durante todo o mês de junho, na unidade que funciona no 1º andar do Prédio Administrativo da UEPB, no Câmpus de Bodocongó.
Para além da representatividade da data de nascimento de Augusto do Anjos, mas especialmente por ser sua poética um símbolo da melancolia, permeada por recursos da linguagem como a ironia, Augusto estabelece uma obra original, singular e de complexa classificação na literatura, além do próprio autor se configurar como uma personalidade literária de notoriedade e visibilidade acadêmica e social. O livro “Eu” é uma demonstração da multiplicidade da linguagem literária e funciona como prisma de diversos comportamentos e sentimentos humanos.
Dentro das atividades do projeto “Obra do Mês”, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida promove, no próximo dia 12 de junho, às 14h, no Auditório da Biblioteca Central, Câmpus I, um momento de diálogo e partilha de conhecimentos com o evento “Vida e poiesis de Augusto dos Anjos: uma discussão sobre sua singularidade”. Participarão da atividade as professoras Rosilda Alves Bezerra (UEPB) e Maria do Socorro Silva de Aragão (UFPB). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Divulgação