Professores da Universidade Estadual da Paraíba participam da Festa Literária de Boqueirão

12 de setembro de 2019

Nesta quinta-feira (12), o jornalista e coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, ministra a palestra “Cinema e Literatura”. Já o professor de Teatro Infantil do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB e geógrafo, Sérgio Simplício, integra, como um dos ministrantes, um minicurso na Escola Padrão, intitulado “Impactos Socioambientais e a Sustentabilidade de Projetos de Dessalinização no Semiárido Brasileiro”.
Na sexta-feira (13), a professora do Departamento de Letras e Artes do Campus I da UEPB e da Escola Municipal Tertuliano Maciel, localizada em Queimadas (PB), Patrícia Rosas, que coordena o projeto “Desengaveta meu texto” e a “Revista Tertúlia”, estará com o professor Luciano Nascimento, diretor da Editora da UEPB, na mesa-redonda denominada “Da folha de caderno às páginas do livro: quais os caminhos da publicação na educação pública?”.
Já no sábado (14), às 19h30, a professora Danielly Inô, oriunda do Campus VI, situado em Monteiro, será uma das palestrantes do encerramento, versando acerca do tópico “Todas as emoções se dão através das palavras”.
Precursora quando se trata de festivais literários na Paraíba, a Flibo foi idealizada por Mirtes Waleska Sulpino, que também é presidente da Associação de Escritoras de Boqueirão (Abes). Durante os quatro dias do evento, saraus, bate papo com autores, feiras de livros e artesanato movimentarão a cidade, além de outras práticas envolvendo também docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A Festa dispõe ainda da “Flibinho”. Direcionada ao público infanto-juvenil, ela contempla parcerias com as escolas do município e de cidades circunvizinhas, promovendo o “Minha Escola na Flibo”. Apresentações artísticas e contação de histórias compõem a atividade, que almeja incentivar o gosto pela leitura. Como novidade da Flibo deste ano há o “Espaço Nordeste – Poesia em Verso e Prosa”, um local dedicado ao Cordel e à poesia popular, com declamações, encontro de cordelistas e feira de cordéis.