Centro Artístico Cultural da Universidade Estadual da Paraíba promoverá 6º Chá Rosado na próxima terça-feira (29)

25 de outubro de 2019

O Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, promoverá na próxima terça-feira (29), das 14h às 17h, a 6º edição do Chá Rosado. O evento visa ressaltar a necessidade da prevenção do câncer de mama. A entrada é gratuita,
sendo que a Comissão Organizadora está recebendo doações de toalhas de rosto para a composição de bolsas contendo objetos pessoais, que serão repassadas ao Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).
Dentre os objetivos da iniciativa figura conscientizar a população a respeito da importância da mamografia, através de palestras informativas, bem como difundir informações mais precisas sobre o tratamento da enfermidade. A programação contará com um show efetuado pelas alunas do Curso de Violão do Centro Artístico Cultural, denominado “Elas por Elas”. Em seguida, haverá uma palestra versando sobre a detecção precoce da doença, com a professora Socorro Barbosa.
Estão previstas, ainda, exibições das turmas de Dança do Ventre do CAC, com Mércia Moura, que é professora voluntária do Centro Artístico. Durante a ação também estarão presentes profissionais e alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem, integrantes do Laboratório Itinerante (Labit), programa de Extensão da UEPB,  atendendo a plateia com diversos serviços gratuitos.
A ideia do Chá Rosado foi concebida em 2014, por Mércia. Para ela, a atividade só tem se fortalecido, desde a sua primeira execução, agregando a comunidade do CAC e os demais interessados na temática.  O movimento intitulado Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, o combate à referida patologia e estimula a participação da população, empresas e entidades. No Brasil, a campanha é efetivada pelo Ministério da Saúde desde 2010. Esclarecimentos adicionais podem ser adquiridos pelo telefone (83) 3310-9719.