Na programação figuram os espetáculos “Útero”, com texto e atuação de Joh Albuquerque, tendo como assistente de direção Oscar Borges; “Diário”, com dramaturgia e atuação de Walber Rodrigues, sendo Gabriel Tavares o assistente de direção; “Mãos Vermelhas”, com texto e interpretação de Rayssa Almeida e assistência de direção a cargo de Jéssica Melo; e “Medo”, com dramaturgia e atuação de Juscelino Regis, sendo Oscar Borges o assistente de direção. As encenações trarão aos espectadores as mais diversas abordagens, encapsulando elementos como feminismo, memórias, violência, existencialismo, sensibilidade e repulsa, queda e redenção.
Os espetáculos, conforme Chico, foram pensados pelos estudantes, sob a supervisão dele. “Eu os acompanho no processo de experimentação do material dramatúrgico, surgido da inspiração de cada um. Os ‘embriões’ desses solos nascem a partir de pesquisas de campo, além de exercícios teóricos e práticos em sala de aula. Pedi para cada aluno sintetizar seu monólogo em poucas frases e fomos lapidando até chegar a esse resultado final”, explicou.
O docente enfatizou que o Núcleo de Pesquisa Teatral é composto no momento por 15 alunos veteranos, que, em anos anteriores, estiveram no “Curso de Formação Básica de Ator”. Nem todos apresentarão espetáculos, alguns desempenharão outras funções, segundo acrescentou Chico. Nesta primeira fase foram produzidos oito solos. Os outros quatro serão mostrados ao público no próximo dia 19 de dezembro. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-9719.