Festival de Mulheres do Improviso acontece neste sábado com apoio da Universidade Estadual da Paraíba

6 de março de 2020

Sabe-se que nos palcos da cantoria e do repente, a presença masculina é dominante. Mas, neste sábado (7), às 20h, a Rainha da Borborema será contemplada com uma iniciativa totalmente direcionada à voz delas. O Festival de Mulheres do Improviso (Femí) ocorrerá no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), terá quatro duplas disputando entre si e conta com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estarão na peleja, poetisas do Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Segundo o homem dos festivais na cidade, quando se fala em Cultura Popular, Iponax Vila Nova, o Femí acontece em parâmetros análogos aos do Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger), mas não haverá comissão julgadora: caberá ao público escolher a dupla vencedora. Importante salientar que o Fenoger já é realizado por Iponax há três anos em Campina e, outra ação dele de êxito, na mesma seara, o “Desafio Estado X Estado”, há 13 anos.
“Entendo esse evento como uma necessidade. Em Caruaru existe um festival nesse formato, em Olinda também, mas em Campina é a primeira vez. Nosso intento é mostrar que a participação das mulheres no gênero só cresce e dispõe de muita qualidade. Há bastante gente e das mais variadas faixas etárias. Conheço poetisas com 70 anos”, afirmou Iponax.
Ele explicou que, por ser o primeiro evento, as parcerias foram difíceis e, assim, objetivando enxugar as despesas, não houve comissão julgadora, mas a configuração é igual. “Procuramos fazer tudo de modo idêntico. Os homens têm 20 minutos no palco, por exemplo, e a elas será dada igual parcela de tempo. E o cachê , é claro, terá o mesmo valor”, assinalou.
Os ingressos para o Femí estão à venda na Banca do Orlando e na Secretaria do Teatro. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 99924-7688.