Instituições de ensino superior da Paraíba decidem suspender atividades acadêmicas até o dia 12 de abril

17 de março de 2020

Em reunião realizada no Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, na manhã desta terça-feira (17), os gestores de instituições de ensino superior públicas e privadas da Paraíba deliberaram pela suspensão das aulas, até o dia 12 de abril, em todas as suas unidades/câmpus. A decisão conjunta visa a segurança da saúde da comunidade universitária, de modo a evitar concentração de pessoas e, com isso, prevenir a infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).
O reitor Rangel Junior explicou que a decisão é de cumprimento imediato e a orientação é para que as pessoas sigam à risca as recomendações de uma rotina de isolamento social para que, efetivamente, as medidas de suspensão de atividades sejam válidas. “É importante que todos tenham a consciência de que essa suspensão não são férias, mas sim uma medida restritiva de circulação que, sendo cumprida, tem cada vez maiores chances de evitar a contaminação”, disse.
Uma nova reunião entre os gestores ficou pré-agendada para o dia 3 de abril, quando o cenário será reavaliado para verificar a possibilidade de antecipação ou prorrogação do retorno das atividades, de acordo com o quadro em saúde pública que estará sendo vivenciado, no momento, no Brasil e no Estado da Paraíba, e com as recomendações dos órgãos de Saúde e Vigilância Sanitária. No tocante aos setores administrativos da UEPB, ainda nesta terça a Administração Central publicará Portaria estabelecendo as medidas para a menor circulação possível de pessoas na Instituição, com trabalho em home office e revezamento, nos casos onde seja necessária a presença do servidor no local de trabalho.
Participaram da reunião, além do reitor Rangel Junior, os gestores Vicemário Simões, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Ana Cristina Alves, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Tatiane Lima, da Unesc; Dalton Gadelha, da Unifacisa; Cilene Andrade, na Uninassau; Wellington Santos, do CEAS; Lênio Assis de Barros, da Faculdade Cesrei; e Jeannine Nóbrega, da Faculdade Rebouças; além dos profissionais da área de saúde da Unifacisa, Guilherme Veras e Antonio Henriques Neto.
Os gestores presentes na reunião foram unânimes em destacar a necessidade de suspensão das atividades e reforçaram o apelo para que os membros de suas comunidades universitárias obedeçam o isolamento social, que é a maneira mais eficaz de prevenção. Eles destacaram, ainda, a importância das instituições seguirem com suas campanhas educativas e informativas para esclarecer a população e orientar a sociedade sobre como se prevenir adequadamente.
Portaria UEPB/GR/0012/2020
Nesta segunda-feira (16), a UEPB publicou a Portaria UEPB/GR/0012/2020, dispondo sobre um conjunto de medidas a serem adotadas pela Instituição, em face à propagação e infecção iminentes do coronavírus. O documento suspendeu, por tempo indeterminado, os atendimentos nas clínicas de Odontologia e Fisioterapia, bem como o afastamento funcional para viagens ou estudo a ser realizado fora do país.
A Portaria também recomendou expressamente que não sejam realizados eventos científicos, culturais ou artísticos, tais como encontros, seminários, workshops, solenidades de premiação, entre outros, que promovam aglutinação superior a 50 pessoas em recinto fechado. Com isso, o calendário de eventos previstos para o primeiro semestre de 2020 será alterado e novas datas serão divulgadas posteriormente, em ato complementar específico.
O documento recomendou também que seja estimulado ao público idoso, gestantes, lactantes e às pessoas com doenças crônicas, trabalhos em horários alternativos com escala, reuniões virtuais e home office, bem como faculta as atividades presenciais aos técnicos administrativos, docentes e alunos com mais de 60 anos. Será acatado como documento válido para liberação eventual de atividades, sem a necessidade de atestado médico, a autodeclaração de estudantes ou servidores (docentes e técnicos) que apresentem sintomas do Covid-19, que tiveram contato com pessoas já contaminadas pelo coronavírus ou que apresentem sintomas gripais em geral.
Estão suspensas, ainda, a concessão de passagens aéreas nacionais e internacionais, de qualquer natureza e independente de justificativa, inclusive para visitantes; a autorização de viagens para outras localidades em vans, ônibus ou micro-ônibus; e a concessão de qualquer apoio financeiro ou material a viagens para participação em eventos acadêmicos, mesmo com trabalhos aprovados, dentro ou fora do país. Aqueles servidores, discentes e colaboradores que estiveram, nos últimos 20 dias, em localidades onde houve propagação e infeção pelo Covid-19, devem comunicar imediatamente à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), para que sejam observados os protocolos que o caso requer.
Está determinada quarentena de sete dias a todos os membros da comunidade universitária que, recentemente, tenham retornado de viagem ao exterior, independente de sintomas, principalmente de localidades afetadas com o Covid-19. Também ficou definida a intensificação de campanhas informativas e educativas que visem ampliar o conhecimento e estimular a prática de métodos e hábitos preventivos a serem observados por alunos, professores, técnicos, trabalhadores terceirizados e a população em geral. Álcool em gel a 70% antisséptico será disponibilizado em dispensadores para a comunidade acadêmica, com sinalizadores em locais estratégicos e ao lado dos equipamentos de ponto eletrônico.
Texto: Tatiana Brandão