Bloco da Cinquentinha vai às ruas em 16 de fevereiro com concentração no Centro Artístico da UEPB

9 de fevereiro de 2023

Na próxima quinta-feira (16), a partir das 15h, serão iniciadas as atividades do Bloco da Cinquentinha, em seu 8º ano. Como de costume, a concentração ocorrerá no Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.

O evento é aberto ao público, mas quem desejar também tem a opção de adquirir a camisa do Bloco – já à venda no CAC – e os interessados podem obter mais informações através do telefone (83)3310-9719. Nesta edição, o Cinquentinha fará uma homenagem a Eneida Agra Maracajá, idealizadora do Festival de Inverno e do Bloco da Saudade, além de presidente do Instituto Solidarium.

A programação está sendo finalizada nos próximos dias, segundo afirmou o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, acrescentando que a inclusão sempre foi o carro-chefe do Bloco. “A cada ano temos um contexto diferente. Na última edição, um dos temas abordados era o respeito à democracia. Nesta, segue o nosso esperançar por um Brasil justo e humano, em defesa das classes sociais menos assistidas”, explicou.

Para isso, o Cinquentinha espera contar não apenas com os foliões e agremiações que simpatizam e colaboram com o Carnaval da Rainha da Borborema, mas igualmente com o movimento negro de Campina, integrantes do LGBTQIA+, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), indígenas e demais grupos relacionados às lutas sociais, conforme destacou o pró-reitor.

Andrade mencionou, ainda, que o Cinquentinha é alinhado a tudo aquilo produzido em termos de cultura popular. “Quando a gente pensa nesse assunto, em Campina, o nome de Eneida é lembrado automaticamente. Não podia ser diferente, pela participação e contribuição extremamente ativa dela à Arte da cidade, por isso a nossa merecida homenagem”, disse.

O Cinquentinha nasceu em 2016. À época, a UEPB completava cinco décadas de fundação. A ideia foi do então pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, na perspectiva de comemorar a data e agregar toda Campina ao redor da efeméride. A partir de 2018, o Bloco saiu dos domínios de Bodocongó para o Centro da cidade.

Texto: Oziella Inocêncio