Bloco da Cinquentinha vai às ruas em 16 de fevereiro com concentração no Centro Artístico da UEPB

Bloco da Cinquentinha vai às ruas em 16 de fevereiro com concentração no Centro Artístico da UEPB
9 de fevereiro de 2023

Na próxima quinta-feira (16), a partir das 15h, serão iniciadas as atividades do Bloco da Cinquentinha, em seu 8º ano. Como de costume, a concentração ocorrerá no Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.

O evento é aberto ao público, mas quem desejar também tem a opção de adquirir a camisa do Bloco – já à venda no CAC – e os interessados podem obter mais informações através do telefone (83)3310-9719. Nesta edição, o Cinquentinha fará uma homenagem a Eneida Agra Maracajá, idealizadora do Festival de Inverno e do Bloco da Saudade, além de presidente do Instituto Solidarium.

A programação está sendo finalizada nos próximos dias, segundo afirmou o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, acrescentando que a inclusão sempre foi o carro-chefe do Bloco. “A cada ano temos um contexto diferente. Na última edição, um dos temas abordados era o respeito à democracia. Nesta, segue o nosso esperançar por um Brasil justo e humano, em defesa das classes sociais menos assistidas”, explicou.

Para isso, o Cinquentinha espera contar não apenas com os foliões e agremiações que simpatizam e colaboram com o Carnaval da Rainha da Borborema, mas igualmente com o movimento negro de Campina, integrantes do LGBTQIA+, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), indígenas e demais grupos relacionados às lutas sociais, conforme destacou o pró-reitor.

Andrade mencionou, ainda, que o Cinquentinha é alinhado a tudo aquilo produzido em termos de cultura popular. “Quando a gente pensa nesse assunto, em Campina, o nome de Eneida é lembrado automaticamente. Não podia ser diferente, pela participação e contribuição extremamente ativa dela à Arte da cidade, por isso a nossa merecida homenagem”, disse.

O Cinquentinha nasceu em 2016. À época, a UEPB completava cinco décadas de fundação. A ideia foi do então pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, na perspectiva de comemorar a data e agregar toda Campina ao redor da efeméride. A partir de 2018, o Bloco saiu dos domínios de Bodocongó para o Centro da cidade.

Texto: Oziella Inocêncio