Bloco da Cinquentinha desfila pelas ruas do Centro de Campina com homenagem a Eneida Agra Maracajá

17 de fevereiro de 2023

Cair na folia no meio da rua, cantar hinos e marchinhas a plenos pulmões, estimular o livre dançar e incentivar cada morador a aproveitar a cidade como sua: tal foi o convite feito pelo Bloco da Cinquentinha, iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que desfilou no final da tarde desta quinta-feira (16), em Campina Grande.

A concentração se deu no Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição, contando não só com integrantes da comunidade acadêmica da UEPB, mas com muitos artistas da cidade, bem como com a população em geral, que foi se unindo ao evento. Além disso, a exemplo das demais edições, como destaque do Bloco, pode-se mencionar a participação maciça dos estudantes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) e também do CAC.

Nesta edição, o percurso do Bloco foi diferenciado, posto que ele saiu do Centro Artístico e passou por pontos como a Praça da Bandeira, a Rua Irineu Jofilly e a Praça Cel. Antônio Pessoa, até chegar ao Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). O Boi do Quarenta, assim como a agremiação Unidos do Quarenta, deram a tônica e o ritmo do desfile, animando a celebração do início ao fim.

Laureada pelo Cinquentinha, a professora Eneida Agra Maracajá esteve em todo o cortejo, mas, desde a concentração, a idealizadora do Festival de Inverno e do Bloco da Saudade se fez presente, tirando inclusive fotos com os foliões, que paravam para cumprimentá-la.

“Eu me sinto homenageada não apenas pelo trabalho em relação ao Carnaval, é um reconhecimento que envolve uma existência inteira dedicada ao que acredito, a esse ato de fé no poder da cultura e da arte, na crença no sonho e na fantasia, é isso que transforma, que motiva, que liberta. A cultura não pode ser separada da educação, é ela quem faz a revolução e sustenta o edifício social. Mais do que uma profissional da educação, eu sou comprometida com as manifestações culturais, não somente as eruditas, mas as populares, que são as mais violentadas”, disse. Já no palco montado no MAPP, Eneida recebeu um troféu do Cinquentinha, visto que desde o começo ela é uma das maiores incentivadoras do Bloco.

Entre as atrações da iniciativa este ano figuraram Gitana Pimentel, Orquestra Jovens da Borborema, Tony Show, e o Trio Acauã da Serra.

A rua como lugar de fruição

Para o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, através do Bloco, a UEPB interage melhor com a sociedade, fortalece e recupera a tradição. “Vislumbramos, nessa dobra da memória, um processo de construção de pontes que unem e revelam a riqueza da pluralidade. Temos, igualmente, a possibilidade de olhar para a rua como lugar de fruição, de encontros e confrontos, de conhecimentos e reconhecimentos, reapropriando a cidade enquanto espaço comum, democrático, realmente nosso”, afirmou.

Andrade acrescentou que, por mais um ano, o Cinquentinha fez a diferença e o espetáculo na Rainha da Borborema. “É bonito ver as troças, as escolas de samba, bumbas meu boi, levando as pessoas a redescobrir esse gosto pelo Carnaval. Pedregal, Santa Rosa, Jeremias, Catolé, Centenário, Quarenta, são alguns bairros que mobilizam periodicamente milhares de pessoas com suas práticas brincantes. Por outro lado, algo que sempre questionamos é esse costume que há por parte da administração de Campina de deslocar a data dos desfiles, para os dias antes do Carnaval, afinal as comunidades têm o direito de fazer isso na data de preferência delas”, explanou.

O pró-reitor adjunto de Cultura e diretor do MAPP, professor José Pereira da Silva, enfatizou que o Cinquentinha vem novamente ressaltar a identidade do Carnaval como manifestação autêntica do povo brasileiro, estimulando a formação de uma consciência crítica, parte importante no processo da partilha de saberes. “A UEPB é muito próxima da comunidade e o Bloco da Instituição reforça isso, esse desejo de dialogar com a cidade, estreitar ainda mais esse vínculo através da arte, de um jeito lúdico, contribuindo para essa festa abraçada pelos moradores do município”, finalizou.

Texto:
Oziella Inocêncio