Museu de Arte Popular recebe intervenção artística nacional dos 60 anos da Turma da Mônica
Na manhã desta quinta-feira (15), um Sansão gigante foi instalado no alto do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande. O local, que tem como mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será a “casa” do famoso coelho azul da Mônica até o dia 3 de julho. E, para a Rainha da Borborema, o mascote veio a caráter: ganhou chapéu e sanfona para melhor comemorar as festividades juninas.
Com 11,5 metros de comprimento, o convidado especial compõe as comemorações do aniversário de 60 anos de criação da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros, por Maurício de Sousa, 87. A Paraíba é o primeiro Estado do Nordeste a receber a iniciativa.
A ação, chamada “Coelhadas Gigantes”, faz parte de uma série de atividades realizadas pela Mauricio de Sousa Produções (MSP). Na Paraíba, ela acontece via Governo do Estado, em parceria com a UEPB e o Imagineland – evento geek que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa.
Presentes ao lançamento da intervenção estavam a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o diretor do MAPP, professor José Pereira da Silva; Marcelo Sousa, representando o pai, Mauricio de Sousa; o diretor da MSP, Rodrigo Paiva; e o idealizador do Imagineland, JP Sette. Também integraram a ocasião, o vice-governador Lucas Ribeiro, a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, o secretário executivo de Articulação Política, João Paulo Freire e o cartunista Fred Ozanan.
A oportunidade contou com apresentações artísticas e um lanche junino com direito a bolo de aniversário, ao som da Banda da Polícia Militar, que fez uma surpresa, tocando uma canção da Mônica e os parabéns alusivos aos 60 anos da personagem.
Texto: Oziella Inocêncio (com informações da Secom)
Fotos: Secom/Divulgação