Museu de Arte Popular homenageia Ariano Suassuna no dia em que ele completaria 96 anos
Nesta sexta-feira (16), o grande mestre Ariano Suassuna completaria 96 anos de vida. Como não poderia deixar de ser, a data foi comemorada de forma especial no Museu da Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, onde acontece, até 20 de agosto, a exposição Movimento Armorial 50 Anos.
O aniversário de Ariano foi festejado com um lindo bolo ornamentado com figuras do cordel, e o tradicional “parabéns para você” foi executado pelo músico pernambucano, Jacson do Violino, que também rememorou sucessos da trilha do filme Auto da Compadecida, inspirado em uma das obras mais populares de Ariano.
O bolo e a homenagem foram compartilhados com os visitantes do MAPP, que se juntaram à iniciativa reafirmando a celebração à cultura nordestina, tão enaltecida por Ariano em sua obra.
O diretor do MAPP, professor José Pereira Silva, lembrou a importância do legado de Ariano para o Nordeste e para o povo brasileiro. Concordando com Pereira, a idealizadora e produtora da Mostra Armorial 50, Regina Godoy, falou da emoção desse dia. “Estamos muito felizes de receber tantas pessoas na exposição, nesta data especial. Ariano merece muitas e muitas homenagens. A grandeza da obra dele é inestimável e imortal”, assinalou.
A exposição tem ingresso gratuito através da plataforma Sympla e conta com o patrocínio da Petrobras, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura.
Texto: Oziella Inocêncio (com informações de Capibaribe Conteúdo)