Museu de Arte sedia “Olho da Paraíba Mobphoto Festival” a partir desta sexta-feira (14)
Nesta sexta-feira (14) e no sábado (15) acontece em Campina Grande o evento “Olho da Paraíba Mobphoto Festival”. A iniciativa, que é gratuita e sediada no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), busca promover a cultura popular através da chamada “mobgrafia” — conceito baseado na criação de arte fotográfica e demais conteúdos visuais feitos a partir de dispositivos móveis. O projeto foi submetido pela jornalista Renata Lima, na Lei Paulo Gustavo, e posteriormente aprovado.
Nos dois dias, a programação conta com oficinas, bate-papo entre os convidados e o público, exposição e apresentações artísticas, além do “Concurso Mobgráfico Imagem da Paraíba”, quando haverá a premiação dos vencedores. O certame ocorreu sob a temática “Paraíba, a essência do (meu) amor”, com formato todo online, e recebeu inscrições de participantes de diversas cidades, a exemplo de Areia, Santa Rita, Nova Palmeira, Conde, Lucena, Tavares, Patos e João Pessoa entre outras.
As imagens enviadas pelos participantes foram avaliadas por um júri composto por profissionais das artes visuais, fotojornalismo, fotografia artística, audiovisual e professores da área. Aquelas que venceram poderão ser conferidas tanto no instagram @olhodaparaibamobphotofestival, como na exposição realizada durante o Festival, no MAPP.
“Nem no Estado, nem na cidade, nunca houve um evento que trabalhasse a questão dos dispositivos móveis, na perspectiva artística. A ideia do Festival partiu da observação desse contexto e de um gosto pessoal”, disse Renata Lima, que é jornalista há mais de 10 anos e graduada pela UEPB. Além disso, ela destacou que faz muito sentido desenvolver uma atividade do gênero na Rainha da Borborema, considerada uma referência em tecnologia na região Nordeste.
Renata acrescentou que a expectativa para o Festival é das melhores. “Entre atividades online, como o concurso, e as presenciais, a exemplo das oficinas, exposição e outras práticas, tínhamos como objetivo 300 pessoas, mas a nossa página no instagram já excede as 2 mil pessoas, o que é bem mais do que esperávamos. Talvez isso se dê pelo assunto ser diretamente associado ao uso da internet”, afirmou.
Confira abaixo a programação completa.
Texto: Oziella Inocêncio