Museu de Arte recebe lançamento do livro “Das palavras que não te disse”, de Tarcisio Bruno

9 de julho de 2024

Nesta sexta-feira (12), a partir das 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebe o lançamento do livro “Das palavras que não te disse”, do escritor Tarcisio Bruno Luna de Andrade. A entrada é franca.

Além do autor, comporão a mesa do evento o artista visual Galdino Otten, que fez o projeto gráfico do livro, e o membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), Saulo Medeiros da Costa Silva, prefaciador da obra.

Conforme Tarcisio, a publicação, que conta com 78 páginas, surgiu a partir do objetivo de reunir seus escritos (crônicas e poesias) em um só livro. “A ideia também era entregar aos leitores a união entre a inteligência humana e a artificial, uma vez que os textos são acompanhados de montagens digitais. Elas foram elaboradas com o auxílio da inteligência artificial. São sentimentos expressos, junto com imagens que falam a respeito disso. É o futuro que chega, sem deixar de lado a emoção. Planejou-se a estética da obra de modo a deleitar os leitores, são mais de 50 páginas coloridas”, explicou Tarcisio.

Para Galdino Otten, a experiência de produzir graficamente o projeto e a geração de imagens, via Inteligência Artificial (IA), foi um desafio. “Em minha concepção, a IA é mais uma ferramenta comunicacional, resultado dos desdobramentos e avanços tecnológicos na maneira como a humanidade produz e armazena símbolos. Eu vejo na IA uma aliada e não uma concorrente. A realidade atual exige que o artista visual seja multifacetado e domine essas técnicas”, destacou.

Mais sobre o autor e o artista visual

Tarcisio Bruno Luna Andrade nasceu em Campina Grande. É funcionário público concursado do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, exercendo suas funções desde 1996. É formado em Direito pela UEPB e possui especialização por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMA). Advogou por dois anos, tendo inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional da Paraíba (OAB-PB).

Desde 2015, dispõe de um site [tarcisiobruno.prosaeverso.net], com quase 300 textos publicados. De acordo com ele, o portal apresenta aproximadamente 110 mil leituras e foi acessado em mais de 90 países. É autor dos livros “Minha rima é carícia. Meu sentimento não é plebeu” (2015) e “Amor: as quatro estações em duas visões” (2021), em parceria com o escritor Francisco de Assis Barbosa Júnior. Em coautoria integrou “Nós, nossos poemas” (2022) e “Nós, o reencontro” (2024). Tarcisio refere-se a si mesmo como um “leitor compulsivo” e entre suas preferências literárias nacionais figuram Érico Veríssimo, Jorge Amado, José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Rubem Alves. É membro, ainda, da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG).

Muito conhecido como designer de fontes, Galdino Otten é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Como artista gráfico, já desenvolveu 258 fontes únicas que, em sua maioria, estão disponíveis gratuitamente para uso pessoal e comercial no site Dafont.com [dafont.com/pt/galdino-otten.d1859] – cujos downloads de suas criações atualmente superam os 34,8 milhões, segundo acrescentou. É responsável também por projetos de animação para desenhos animados. Seus trabalhos já apareceram em séries de TV e filmes de relevância internacional, como “Selvagens” (Savages/2012), da Universal Pictures, e “Esquadrão Suicida” (Suicide Squad/2016), da Warner Bros, entre outros.

Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Divulgação (Arquivo Pessoal)