Pró-reitor de Cultura é homenageado em evento da Ordem dos Advogados no Museu de Arte Popular

12 de agosto de 2024

Na noite da última sexta-feira (9), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu um evento cultural realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CG), em parceria com a Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), Academia de Letras de Campina Grande (ALCG) e a Academia Paraibana de Direito (APD). Na programação figuravam lançamentos de livros e apresentações artísticas, bem como homenagens, e o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, foi um dos laureados na oportunidade, com uma Moção de Aplauso.

Conforme o presidente da OAB/CG, Alberto Jorge Santos Lima, concedeu-se a homenagem, nominalmente, com o propósito de evidenciar a contribuição de Andrade ao cenário da cultura local. “Reconhecemos o trabalho efetuado pela UEPB e a PROCULT, pela parceria a toda e qualquer manifestação artística, mas nosso desejo foi homenagear especificamente o pró-reitor Andrade, já que sua atuação se destaca na promoção dessas ações culturais, indo além do cargo que ocupa. Antes mesmo de estar em tal função, o professor Andrade dispunha de um trabalho reconhecido pelo incentivo ao saber e à arte. Então a OAB faz esse agradecimento à UEPB e muito mais: endossa quão valorosos são os trabalhos prestados pelo docente, há tantos anos, em Campina Grande”, enfatizou Alberto Jorge. Outros homenageados do evento foram Biliu de Campina (in memoriam) e a Academia Paraibana de Letras Jurídicas.

O pró-reitor de Cultura relatou emoção e carinho ao receber a homenagem da OAB. “Fico muito contente por essa lembrança da OAB, que é uma das mais respeitadas entidades do Brasil. Isso me dá mais esperança e força, em defesa da democratização cultural, da inclusão social e do humanismo, da importância de se cultivar a sensibilidade, algo que está intimamente ligado ao universo da arte. Quero aqui externar minha felicidade e dividi-la com os que fazem a PROCULT. Reafirmamos também nosso compromisso com a preservação da cultura popular, não só dentro da Academia, mas com as pessoas que vivem e produzem a arte, e isso se traduz em dezenas de ações nossas. Desde a fundação da UEPB, há quase seis décadas, ela é uma universidade que abraça a cultura de Campina e do Estado”, disse.

Andrade ressaltou, ainda, a alegria de partilhar esse momento com a família de Biliu. “Ele esteve no MAPP diversas vezes, presenteando o público com seu talento, e foi inclusive homenageado pelo Museu.  Meu obrigado também à toda minha família, à minha esposa, minhas filhas e meus netinhos João e Laura. Agradeço, igualmente, à reitora, professora Célia Regina Diniz, pelo apoio de sempre às nossas ações”, finalizou.

Diversos livros foram lançados na ocasião, a exemplo de “Academia Paraibana de Letras Jurídicas – Fundação e Reestruturação”, e “Licitação e Cultura”, ambos de Ricardo Bezerra, além de “A mundividência da esperança” e “Sucessivas mortes e multifária identidade de Quincas Berro D´água”, de autoria do presidente da APLJ, Eitel Santiago.

Compondo a plateia, entre outros, estavam o diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva; o presidente da Academia de Letras de Campina Grande, Thélio Farias; o magistrado Onaldo Queiroga (um dos idealizadores do evento); e Saulo Medeiros, membro do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/PB e da APLJ.

Texto: Oziella Inocêncio