Primavera dos Museus é encerrada com grande participação de público

30 de setembro de 2024

O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, concluiu no domingo (29) suas atividades relacionadas à 18ª Primavera dos Museus — iniciativa proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). No MAPP, o evento começou na última quarta-feira (25) e estima-se uma participação de pelo menos mil pessoas, nesse período.

Apresentações de dança e música, cinema, feira colaborativa com livros e artesanato, práticas de caráter tecnológico e ambiental, declamação de poesias, lançamento de livro, palestra: teve de tudo no MAPP durante a Primavera. O público também foi muito diversificado e nas mais variadas faixas etárias: crianças em visita escolar, alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) que nunca haviam ido a um museu, gente de Campina, mas igualmente do Estado e fora dele. Claro, esse tipo de rotina é comum ao Museu, o diferencial é que devido à programação intensificada, a movimentação foi maior, chamando mais a atenção das pessoas, além disso, porque boa parte das atividades se deu na área inferior da estrutura do MAPP, como explanou o diretor do Museu e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva.

“Recebemos uma participação expressiva, o que é bastante gratificante, afinal essa adesão vem salientar o interesse da comunidade e a importância do Museu como um espaço ativo de encontro para a valorização da nossa arte”, disse. O professor enfatizou que graças à grande variedade dos eventos realizados, o objetivo de engajar diferentes públicos foi cumprido.

Este ano, o tema trazido à tona pela Primavera foi “Museus, Acessibilidade e Inclusão — Discutindo possibilidades e experiências”. Sobre isso, o professor assinalou que os diálogos referentes ao tópico foram valiosos, fornecendo subsídios para futuras ações e abrindo novas perspectivas. “Inclusão e acessibilidade resultam de um esforço conjunto e compreendemos que o caminho é longo para que isso ocorra totalmente. Porém, o MAPP reafirma seu compromisso nesse sentido, fortalecendo esses aspectos absolutamente primordiais para a rede cultural da Paraíba e toda a sociedade”, destacou.

Tecnologia, Música, Dança e Cordel

No sábado (28), à tarde, uma série de atividades aconteceu na galeria que abriga a exposição “Paraíba – Berço da Cantoria, do Cordel e de Culturas Populares”, cuja curadoria é assinada pela professora Joseilda Diniz e o poeta Alfrânio de Brito.

O espaço reuniu artistas como João Calixto e Jordão Alves de Sousa, ambos agraciados com o título de Mestres das Artes, pela Lei Canhoto da Paraíba. Eles se apresentaram no Palco do Cordel, assim como o músico Everaldo Alves e o poeta Jonas Pedro Mariano. Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Jacaré do Açude Velho”, de autoria de Ida Steinmüller, que trouxe mais detalhes da publicação, ao lado do presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), Wanderley de Brito.

Presentes na oportunidade estavam, ainda, o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade; a diretora da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) da UEPB, Gilda Carneiro; o jornalista Xico Nóbrega; o poeta Chico de Assis; o músico Marcelo Lancelotti; e o diretor do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, professor Agnaldo Barbosa. Com uma nova roupagem e coreografia de Kelte Albino, o Acauã também compôs a programação do evento.

Além disso, Thamara Bastos, uma das coordenadoras do “Nasa Space Apps Challenge”, que será promovido no Garden Hotel, nos dias 5 e 6 de outubro, esteve na exposição, fornecendo informações adicionais a respeito da iniciativa. No período diurno, dentro dessa proposta, o MAPP recebeu o “Creative Day”, com práticas voltadas à criação de jogos digitais, música e literatura, abordando o tópico “Como os livros e a Nasa melhoram o mundo?”.

Na tarde de domingo (29), conforme o previsto, procedeu-se com a conclusão das atividades da feira. Já no turno da noite houve o encerramento e a avaliação da Primavera dos Museus no MAPP.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Gustavo Lima (Divulgação)