UEPB abre inscrições com 165 vagas para cursos do Centro Artístico Cultural
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), abre na segunda-feira (21), as inscrições para os cursos do Centro Artístico Cultural (CAC), em Campina Grande. Há oportunidades para Sanfona, Dança (tendo como público-alvo a 3ª idade), Iniciação ao Desenho e à Pintura, Danças Folclóricas, e Pandeiro. O processo segue até a terça-feira (22) ou quando se der o preenchimento das vagas.
Estão sendo oferecidas 20 vagas para Sanfona; 100 para Dança; 15 para Iniciação ao Desenho e à Pintura; 20 para Danças Folclóricas; e 10 para Pandeiro. As aulas acontecerão no período de 29 de outubro a 20 de dezembro deste ano.
As inscrições, que são gratuitas, ocorrerão de modo presencial, das 8h às 12h, na sede do CAC, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro da cidade. Para efetuá-las, é necessário levar uma cópia da identidade e comprovante de residência.
“A retomada desses cursos é de extrema importância para a nossa Universidade, vindo fortalecer as ações culturais voltadas à comunidade. Sabemos que, muitas vezes, é difícil o acesso a tais práticas, porque elas costumam ser pagas. Assim, a UEPB entende o quanto essas atividades são essenciais e fica feliz por oferecê-las gratuitamente. O Centro Artístico é uma referência na área e em 2025 nossa expectativa é disponibilizar mais 10 oficinas. Além disso, o CAC é situado estrategicamente, é um local privilegiado em Campina, já querido dos nossos artistas. Agradecemos à reitora, professora Célia Regina Diniz, pelo suporte e apoio a essas iniciativas, sobremodo relevantes para a sociedade”, enfatizou o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade.
As atividades percorrerão variados assuntos: o Curso de Sanfona, por exemplo, proporcionará, àqueles que já tiveram uma introdução ao instrumento, a possibilidade de aprimorar as técnicas básicas da sanfona, através do estudo e execução de um repertório, entre outras propostas; o de Pandeiro, trará temas como música regional, ritmo, melodia, afinação e como o instrumento dialoga com a percussão regional; o de Dança abordará as diversas modalidades dela, sendo focado em Dança de Salão, passando por expressão corporal, alongamento, exercícios físicos, bem como apontando de que maneira a dança auxilia no alívio de tensão e estresse; já o de Danças Folclóricas se concentrará em tópicos como o Folclore brasileiro, cultura, danças regionais e populares; por fim, o curso de Iniciação ao Desenho e à Pintura busca usar recursos técnicos e poéticos em vivências de desenho, pintura em papel e tela, além de promover a experimentação com materiais alternativos, entre outros objetivos. Informações adicionais podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9719.
Confira, a seguir, mais detalhes dos cursos:
Sanfona
Aulas: quarta e quinta-feira, das 18h às 20h
Idade mínima: 12 anos
Ministrante: Marcos Silva de Lima
Carga horária: 40 horas
Dança (público-alvo 3ª idade)
Aulas: O curso terá duas turmas, na terça e na quinta-feira. Uma delas será das 15h às 16h e a outra das 16h às 17h (cada turma com 50 alunos).
Idade mínima: 60 anos
Ministrante: Jefferson Xavier de Araújo
Carga horária: 45 horas
Iniciação ao Desenho e à Pintura
Aulas: Segunda e quarta-feira, das 9h às 11h
Idade mínima: 16 anos
Ministrante: Maria Luíza da Costa Ribeiro
Carga horária: 40 horas
Danças folclóricas
Aulas: segunda e quarta-feira, das 15h às 17h
Idade mínima: 10 anos
Ministrante: Ronildo Cabral de Sousa
Carga horária: 45 horas
Pandeiro
Aulas: terça e quinta-feira, das 15h às 16h30
Idade mínima: 18 anos
Ministrante: Hemerson Costa Melo
Carga horária: 30 horas
Texto: Oziella Inocêncio