Simpósio de Articulação Universitária para a Extensão começa nesta quinta-feira (24)

Simpósio de Articulação Universitária para a Extensão começa nesta quinta-feira (24)
21 de outubro de 2024

Nesta quinta (24) e sexta-feira (25) acontece na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, o I Saruê – Simpósio de Articulação Universitária para a Extensão, Comunicação, Cultura e Economia Criativa. Sediado na Universidade Aberta à Maturidade (Uama), o evento é organizado pelo Programa Campina Cultural da UEPB, e busca consolidar parcerias institucionais, no âmbito da Extensão Universitária, em cultura e comunicação.

A iniciativa contará com palestras, mesas de diálogos, visitação ao Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e apresentação de projetos. A 1ª edição do evento aborda o tema “Comunicação e Cultura em Rede: Fortalecendo a Diversidade e a Inovação através da Extensão Universitária”, tendo em vista refletir a respeito do papel da tecnologia para a troca de saberes e a disseminação cultural, por meio das redes sociais. O nome do simpósio faz referência ao saruê – marsupial brasileiro comum na Caatinga, conhecido por sua astúcia e sagacidade, características que inspiram o evento.

O Saruê dispõe do apoio da Pró-reitoria de Cultura (Procult), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Departamento de Comunicação (Decom). “Nosso objetivo é aproximar os realizadores dessas ações para alinhar ideias, estabelecendo uma cooperação proveitosa para todos. Também queremos orientar os estudantes sobre as diretrizes da Extensão Universitária, incentivá-los nesse sentido e reconhecer os esforços das pessoas que vêm construindo esse trabalho”, explicou Felipe José, articulador do Campina Cultural e coordenador do Simpósio.

As inscrições para o evento podem ser feitas AQUI ou via link disponível no perfil do Simpósio, no Instagram (@sarue.simposio).

Programação

A palestra de abertura se dá a partir das 8h e o convidado é o professor do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), André Piva. O docente é idealizador do site Paraíba Criativa – portal consolidado, que traz um vasto conteúdo abrangendo a cultura regional do Estado. Em sua preleção, ele discorrerá principalmente acerca do fomento dessa área na Paraíba, detalhando, ainda, o registro dessas ações.

Às 9h, começa a mesa de diálogo 1, tendo como componentes os integrantes do Campina Cultural, Eduardo Gomes (Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB) e Gustavo Nery (CCJ-UEPB); e os professores Fernando Firmino (Decom-UEPB/Repórter Junino); Luiz Custódio (Rede Folkcom); e Flávio Guilherme (Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande – Secult/PMCG). A mediação é do poeta Rafael Melo (Decom-UEPB). Em pauta, o tópico será “Cultura como afeto, resistência e inclusão social – A dimensão dos saberes populares e midiáticos no ativismo cultural extramuros”.

Em seguida, ocorrerão homenagens, com a entrega de menções honrosas àqueles que contribuíram ao segmento através de práticas de impacto social no Estado, e uma apresentação cultural com o poeta Gabriel Diniz.

Igualmente mediada pelo poeta Rafael Melo, a mesa de diálogo 2, às 13h, será norteada pelo assunto “Comunicação, Educação e Transversalidade – Estratégias inovadoras e parcerias institucionais” e dela participarão a coordenadora do Programa Campina Cultural, Ada Guedes, e os professores José Cristóvão de Andrade, pró-reitor de Cultura da UEPB; André Piva (DHT-UFPB); Joseilda Diniz, curadora da Sala de Cordel do MAPP; e Josenildo Marques (fundador do Arquivo Joazeiro- DH/UEPB).

Finalizando a programação do dia, haverá uma visita ao Museu de Arte Popular da Paraíba. Já na sexta-feira (25) estão previstas duas atividades extensionistas.

O Campina Cultural é um programa de Extensão do curso de Jornalismo da UEPB. Foi criado em 2020 com o objetivo de exercer a prática do jornalismo cultural e mobilizar a sociedade para as demandas locais, nessa área. Hoje possui nove projetos articulados. Em 2024, recebeu reconhecimento na Câmara de Vereadores, ao mesmo tempo que seu website venceu o Prêmio Expocom Nacional.

Texto: Oziella Inocêncio (com informações do Campina Cultural)