PROCULT e MAPP emitem nota sobre espaço dedicado ao Cordel

A Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Direção do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) vêm a público reafirmar seu compromisso com a valorização e a promoção da cultura paraibana, em especial nas expressões do cordel, da literatura e música popular, e do artesanato.
Reiteramos que o MAPP continuará a funcionar com uma dinâmica baseada em exposições temporárias, permitindo a constante renovação e ampliação das manifestações culturais, representadas em seu espaço, valorizando os artistas locais. Contudo, ressaltamos que o Museu manterá de forma permanente um espaço dedicado ao cordel, à literatura popular e ao artesanato, reconhecendo a importância histórica e simbólica dessas expressões para a identidade cultural do nosso povo.
Ressaltamos que a UEPB possui um dos maiores acervos mundiais de Cordel – Biblioteca Átila Almeida – o que a credencia para uma política arrojada, não só para a exposição em seus equipamentos a exemplo do Museu, como também, ações culturais e educativas em toda a universidade e nos demais espaços da sociedade, a exemplo das escolas públicas , para garantir maior acesso da população a esse acervo de significativo valor como patrimônio cultural, como também da referência do gênero do cordel como Patrimônio Imaterial do Brasil e do recente reconhecimento do Estado da Paraíba pela Assembleia Legislativa.
Nosso objetivo é garantir que o Museu de Arte Popular da Paraíba continue sendo um espaço vivo, plural e representativo da riqueza artística da Paraíba. Em tempo, informamos que a partir do dia 4 de junho de 2025, período que inicia em Campina Grande o Maior São João do Mundo, a exposição “Paraíba, Berço do Cordel” retornará em cartaz no MAPP.
Campina Grande, 30 de abril de 2025
Professor José Cristóvão de Andrade
Pró-Reitor de Cultura – PROCULT
Professor José Pereira da Silva
Diretor do MAPP