Centro Artístico recebe Danillo Mendes em vivência de Maracatu proposta pelo Batuque Nagô

Na última semana, o Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu uma vivência de aprendizado voltada ao Maracatu de Baque Virado. A atividade foi proposta pelo Batuque Nagô, com co-realização da Associação Baraúna Cultural e teve como convidado o Mestre Danillo Mendes, na atualidade à frente da Nação do Maracatu Encanto do Dendê (PE).
O evento se deu nos dias 8,9 e 10 de agosto e a programação incluía, entre outras, uma roda de conversa denominada “Nação Encanto do Dendê, história, fundamentos, experiências e diálogos”; uma atividade restrita aos integrantes do Batuque Nagô, destinada à prática dos baques da Nação Encanto do Dendê; ensaio geral, depois da montagem de estrutura para a culminância com os componentes do Batuque Nagô; e oficinas de Maracatu de Baque Virado (nos níveis avançado e intensivo). O encerramento contou com uma apresentação musical.
Coordenador do Batuque Nagô, o produtor Zé Luan destacou a relevância da iniciativa, em especial por ela ser realizada diretamente com uma Nação de Maracatu. “É desse modo que se apreende os saberes tradicionais. É lá que está a cultura deles, e é essa fonte que proporciona o conhecimento necessário para que possamos construir nosso repertório, nossa forma de fazer música, dança e demais expressões presentes em nosso cotidiano de brincantes. Agradecemos ao Mestre Danillo Mendes e à Nação Encanto do Dendê, pois nos possibilitaram esses momentos de riqueza cultural. Também agradecemos à UEPB que, através da Pró-reitoria de Cultura, nos cedeu o espaço do CAC. Sem dúvida, o Centro Artístico é um refúgio e um vetor de conhecimento para a Cultura Popular em Campina”, disse.
Sobre a Nação do Maracatu Encanto do Dendê e o Mestre Danillo Mendes
A Nação do Maracatu Encanto do Dendê foi fundada em 16 de setembro de 1998, no bairro da Macaxeira, por Edmilson Lima do Nascimento, também conhecido como Mestre Missinho (1954-2022), que, inspirado pela Nação Leão de Judah, trouxe a tradição do baque virado para a família. Após seis anos de inatividade, o grupo se reorganizou em 2020 e passou a ter, à frente da bateria, o Mestre Danillo Mendes. Em 2025, sagrou-se Campeão do Grupo 1.
Danillo Mendes nasceu em junho de 1986, em Jaboatão dos Guararapes (PE), residindo no município até hoje, no bairro de Vista Alegre. Em 2003, aos 17 anos, iniciou sua trajetória na cultura popular, sendo que foi na mesma escola em que, muitos anos depois, estaria ministrando oficinas e ensaios: a Nação de Maracatu “Encanto do Dendê”. Em 2004, tornou-se oficialmente batuqueiro da Nação “Aurora Africana”, ganhando destaque dentro do coletivo, no qual posteriormente seria contramestre a partir de 2010 e mestre em 2013. Simultaneamente, Danillo cultivou o interesse pela confecção de instrumentos, adereços e fantasias.
Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Divulgação