UEPB divulga edital para credenciamento de artistas e profissionais da arte

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), divulgou edital referente ao credenciamento de artistas e profissionais da arte e cultura em suas manifestações e linguagens, com o objetivo de atender as atividades efetuadas pela Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Instituição.
Nesse sentido, o credenciamento tem por objeto a habilitação de artistas para futura contratação, conforme demanda, com a finalidade de ministrarem cursos livres promovidos pelo Centro Artístico Cultural (CAC), pelo Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), pelos Núcleos de Arte e Cultura dos câmpus VI (Monteiro) e VII (Patos), bem como pelo Câmpus V (João Pessoa), no âmbito das atividades culturais e educativas desenvolvidas por essas unidades.
As atividades propostas referem-se às aulas para Sanfona, Fole de Oito Baixos, Regência Filarmônica, Canto Coral, Percussão Regional, Violão, Balé Clássico, Dança de Salão, Danças Populares, Artesanato, Cordel e Xilogravura, Iniciação à Pintura, e Teatro. Os(As) interessados(as) poderão se inscrever no credenciamento a partir da segunda-feira (25), de forma exclusivamente virtual, preenchendo o formulário de inscrição, anexando os documentos exigidos no Anexo II e III dispostos no Edital, que serão disponibilizados no site da UEPB, no endereço https://uepb.edu.br/procult/edital-de-credenciamento/, e no citado formulário.
Poderão participar pessoas físicas. A formação exigida é ensino médio, comprovada por meio de certificado ou declaração de instituição de ensino reconhecida pelo MEC, como requisito mínimo de escolaridade, sendo que para fins do credenciamento serão considerados artistas habilitados aqueles que, para além do atendimento aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e demais exigências constantes do edital, demonstrem notório conhecimento, experiência ou formação na área artística correlata aos cursos a serem ministrados, comprovado por meios como diplomas, certificados ou históricos escolares de cursos técnicos ou superiores nas áreas de artes visuais, cênicas, música, dança, literatura, audiovisual ou áreas correlatas; portfólio contendo registros de atividades artísticas anteriores (apresentações, exposições, produções culturais, publicações, premiações, oficinas, entre outros); contratos, declarações de instituições culturais, certificados de oficinas ou cursos ministrados, ou outras formas que demonstrem atuação na área artística nos últimos cinco anos; release ou documentação artística digitalizada (formato PDF), contendo, quando houver, links de redes sociais do artista para fins de verificação pública das suas atividades artístico culturais, entre outros.
O credenciamento será composto de quatro fases: inscrição; habilitação do proponente mediante avaliação da documentação apresentada; divulgação do resultado de habilitação e homologação dos credenciados; e sorteio para convocação dos credenciados. A Comissão analisará todas as certidões e documentos do proponente e a fase de sorteio será utilizada para definir a ordem de contratação em relação às demandas da UEPB.
O valor a ser pago aos profissionais credenciados será de R$ 50 por hora-aula efetivamente ministrada, de acordo com a carga horária estabelecida para cada curso, sendo que o valor total estimado dos recursos financeiros destinados ao credenciamento, para o período de 12 meses, é de R$ 320.000. Demais esclarecimentos podem ser obtidos através do e-mail procult@setor.uepb.edu.br. O edital completo e os anexos podem ser acessados abaixo.
Edital
Credenciamento de Artistas e Profissionais da Arte – Anexo I
Credenciamento de Artistas e Profissionais da Arte – Termo de Referência
Credenciamento de Artistas e Profissionais da Arte – Anexo IV – Termo de Credenciamento
Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Arquivo/Codecom