“Leia Mulheres” abordará obra de autora francesa neste sábado (13), no MAPP
Neste sábado (13), às 15h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebe uma nova edição do projeto “Leia Mulheres”. A iniciativa almeja promover um espaço de leitura e vivências, a partir de obras escritas por mulheres. A entrada é franca.
Desta feita, o livro escolhido foi “Paixão Simples”, da autora francesa Annie Ernaux, conforme informou Renata Oliveira, que é uma das mediadoras das práticas. A obra é autobiográfica e nela Ernaux deslinda ao leitor uma paixão obsessiva. “Estão presentes temas como solidão, desejo e como o que sentimos pode reorganizar a nossa existência”, destacou.
Renata explicou que como os livros são escolhidos através de sugestão e votação das participantes do “Leia Mulheres”, a obra de Ernaux foi eleita pela maioria. “’Paixão Simples’ já havia sido sugerida em várias outras votações, principalmente depois de lermos ‘O acontecimento’, da mesma autora, que mobilizou muito as integrantes do Clube de Leitura”, pontuou.
O projeto acontece no Museu de Arte Popular da Paraíba desde 2024. A média de integrantes dos encontros é de 20 pessoas, sendo que a maioria é mulher, entre 19 e 69 anos, segundo Renata. “O público é bem heterogêneo, são estudantes universitárias, docentes de diversos níveis de ensino, escritoras, psicólogas, aposentadas, mas também donas de casa e outras profissionais”, detalhou. Outras informações podem ser adquiridas por meio da rede social @leiamulherescg.
Texto: Oziella Inocêncio