MAPP sedia lançamento dos livros “Poemas para corações partidos” e “Primeira Poesia”
O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sedia neste domingo (21), às 16h, o lançamento dos livros “Primeira Poesia” e “Poemas para corações partidos”, da escritora Rayana Elias Maia.
“Primeira Poesia” nasceu ao longo da infância e adolescência, configurando-se como “um testemunho precoce da força da palavra”, segundo Rayana. “São versos que surgiram da descoberta do mundo, trazendo, assim, tanto a ingenuidade quanto a intensidade própria dessas fases. Já ‘Poemas para Corações Partidos’ é uma coletânea que vai além da abordagem do amor romântico, explorando também temas como luto, ausência e as mudanças que marcam o existir de toda pessoa. Porém, ressaltando, igualmente, os recomeços e a esperança”, assinalou.
“Primeira Poesia” está em sua segunda edição, sendo que o lançamento dele ocorreu em 2008. “Poemas para corações partidos” foi feito entre 2008 e 2025. “O primeiro, como o próprio nome antecipa, é uma iniciação na escrita e dispõe de dois capítulos: botão e flor, que sugerem o desabrochar dos poemas, temporalmente. O segundo, revela outras vivências, podendo ser lidos de modo sequencial “, explicou. Ambos possuem cerca de 200 páginas e saíram pela Editora Experaí. Capa e diagramação são de João Andrade Bezerra Neto.
Médica geneticista, nascida e criada em Campina, Rayana chegou a estudar um semestre e meio de Direito, na UEPB, antes de começar Medicina, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Exatamente nessa época, organizei o primeiro livro”, destacou. Fez residência e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP/RP). Na atualidade, trabalha no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) como médica-assistente. Também é docente do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Para mim, escrever é um processo natural e intermitente. Publicar os livros é uma forma de compartilhar como vejo o mundo”, pontuou.
Texto: Oziella Inocêncio
Foto: Divulgação