1ª Semana de Agronomia acontece no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais com roda de conversa

10 de outubro de 2024

Na terça-feira (8), no Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Lagoa Seca, aconteceu a abertura da 1ª Semana de Agronomia. O evento ocorreu de forma presencial e teve como atividade inicial a roda de conversa, “Vivências agronômicas em ensino, pesquisa e extensão”.

Para o professor Leandro Oliveira de Andrade, coordenador do Curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia, o momento foi uma oportunidade de aprendizagem e troca de experiências para todos os que se inscreveram. O auditório recebeu, além dos convidados e organizadores, a presença de estudantes inscritos(as) dos cursos de graduação em Agronomia e Agroecologia e dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, além de professores(as) que também foram prestigiar o evento.

A Semana foi organizada pela Coordenação do curso de Agronomia com o objetivo de trazer engenheiros(as) agrônomos(as) com expertise em suas áreas de atuação para compartilhar suas experiências, falar sobre o mercado agro e incentivar os educandos a se manterem fixos na meta de obtenção do grau acadêmico, “dada a importância ímpar desta profissão, sobretudo, fazendo uso de responsabilidade na atuação prática e das atribuições criadas pelos saberes técnicos e éticos oferecidos pelo curso”, comentou o professor Leandro.

“A nossa formação curricular apresenta a ênfase basilar da agroecologia, oferecendo uma carga horária focada em conteúdos ementários que se assentam no patamar da sustentabilidade ambiental, aptidão tão requerida pelos empregadores hoje em dia. Nosso planeta clama por respeito, vide as catástrofes ambientais, de impactos mundiais, que temos presenciado nos últimos anos, inclusive, muitas delas com reflexos direto no Brasil. Estaremos, assim, formando profissionais para lidar, com implementação e aprimoramento de técnicas e métodos que visam melhorar a produtividade do setor agropecuário, da produção de alimentos, levando em consideração a preservação e manutenção do meio ambiente”, disse.

A 1ª Semana de Agronomia será finalizada pelo recebimento de material para o Concurso Foto e Poesia, onde o inscrito deverá encaminhar à coordenação uma fotografia feita dentro dos limites do Câmpus II, de temática agronômica, unida a uma poesia ou verso, que se harmonizem entre si, onde a ideia central é estimular nos discentes a interação e admiração do espaço, além do estímulo à produção artística.