1º Simpósio e 6º Workshop em Ciências Farmacêuticas abordam pesquisas sobre inovação e sustentabilidade

Docentes, estudantes e pesquisadores(as) das regiões do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste se encontram em Campina Grande para participar do 1º Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Nordeste, e do 6º Workshop de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os eventos foram abertos na noite desta terça-feira (2) e seguem suas atividades até a sexta-feira (5), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB).
Com cerca de 300 participantes, ambos os eventos convergem os debates das mesas-redondas, palestras e comunicações para o tema central: “Ciências Farmacêuticas e sustentabilidade: inovações científicas e tecnologias para redução de desigualdades regionais aliado à agenda 2023 da ONU”. O estabelecimento de metas globais para o desenvolvimento sustentável foi pensado pela Coordenação do Simpósio e Workshop visando incentivar os(as) participantes a interligarem suas pesquisas.
Segundo explicou o professor Ricardo Olímpio, membro da Comissão Organizadora, o objetivo foi promover a sinergia entre os eventos, de forma a aproximar os projetos de pesquisa que são desenvolvidos nas regiões participantes das atividades, de forma a discutir sobre demandas que convirjam para a sustentabilidade.
“A ideia central foi inspirada na Agenda 2030 da ONU, que estabelece metas globais para o desenvolvimento sustentável. Considerando a participação de representantes do Nordeste, especialmente com atuação no Semiárido, e o desenvolvimento de pesquisas com foco em inovação e renovação, decidimos promover uma sinergia entre os eventos. Nosso objetivo é incentivar pesquisadores a apresentar seus projetos, não apenas do Semiárido, mas de outras regiões, visando atender às demandas de sustentabilidade”, disse o professor Ricardo.
Alisson Oliveira, outro membro da Comissão Organizadora, destacou as pesquisas que estão sendo feitas no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UEPB, de forma que elas contribuam para ampliar a temática abordada nos eventos. “Nossas pesquisas abrangem temas como biodiversidade e bioeconomia, com projetos que envolvem comunidades locais. O objetivo é trazer essa característica para os eventos, focando em doenças negligenciadas, por exemplo, ou aquelas com poucos tratamentos, ou ainda opções terapêuticas indisponíveis. Buscamos, assim, envolver os estudantes e promover o papel social do programa, que vai além da pesquisa acadêmica e visa aplicar o conhecimento em benefício da sociedade”, acrescentou o docente.
Com a realização conjunta do 1º Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Nordeste, e do 6º Workshop de Ciências Farmacêuticas da UEPB, a proposta foi integrar as diversas áreas das Ciências Farmacêuticas, buscando uma contribuição ampla e um maior engajamento com a sociedade. Ainda segundo o professor Ricardo Olímpio, ambos os eventos também funcionam sob a perspectiva de compreender as particularidades de cada região, buscando proposta de inovações na área.
“O Simpósio se destaca por ser pioneiro no Nordeste em apresentar essa proposta. Nós buscamos reunir aqui pesquisadores de diferentes regiões, com realidades diversas, incluindo Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. A intenção é promover um diálogo para reduzir assimetrias e compartilhar experiências, compreendendo as particularidades de cada região e as inovações propostas. Já o Workshop faz parte do nosso calendário anual de eventos, ele visa ampliar as áreas da Ciências Farmacêuticas e promover a troca de conhecimentos com pesquisadores externos, dando a conhecer o que estamos desenvolvendo internamente”, afirmou.
Durante a tarde desta quarta (3), foram realizadas as palestras “Gut Microbiota Modulation in Arterial Hypertension”, com o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), José Luiz de Brito Alves, e depois “Potencial prebiótico de cogumelos comestíveis Pleurotus (shimeji)”, com o professor Fillipe Oliveira. Também aconteceu na FIEPB a mesa-redonda 01, que contou com Karina Olbrich, Svetoslav Dimitrov Todorov e Flávia Alonso Buriti, além das comunicações orais apresentadas pelos(as) estudantes e pesquisadores(as) inscritos nos eventos.
As atividades do Simpósio e do Workshop seguem nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), nos turnos da manhã e tarde. A programação completa pode ser acessada na página oficiais dos eventos, disponível neste LINK.
Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti
Você precisa fazer login para comentar.