20ª edição do Comunicurtas UEPB possibilita acesso de estudantes da rede pública à sala de cinema

20ª edição do Comunicurtas UEPB possibilita acesso de estudantes da rede pública à sala de cinema
28 de novembro de 2025

Democratizar o acesso aos bens culturais, especialmente ao cinema, é uma das preocupações do  Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB. A 20ª edição do festival tem possibilitado que estudantes da rede pública de ensino tenham acesso à sala de cinema, além de conhecer os bastidores das produções audiovisuais.

Esta semana, estudantes de algumas escolas municipal e estadual foram convidados para assistir às exibições das mostras competitivas no Cine São José e em outros espaços onde acontecem a programação do Comunicurtas UEPB. Para eles(as), a experiência foi única e inesquecível. Muitos(as) se encantaram ao entrarem pela primeira vez numa sala de cinema.

Discentes da Educação Jovens e Adultos (EJA) de pelo menos 10 escolas públicas de Campina Grande, Pocinhos, Lagoa Seca e Puxinanã estão participando das atividades, tanto no Cine São José, como nas oficinas de cinema realizadas no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP) e nos bairros de Campina Grande com exibições de filmes a céu aberto.

Na noite desta sexta-feira (28), antepenúltimo dia do evento, será a vez de estudantes de outras escolas de Campina Grande acompanharem a exibição dos filmes das mostras competitivas. A homenagem que o festival prestará neste dia, a partir das 19h será ao ator Reginaldo Farias, no Cine São José.

Durante as atividades do festival os(as) estudantes puderam acompanhar diversos filmes. A experiência foi marcante para Alan Carlos de Araújo, que classificou a iniciativa como uma oportunidade para aprender coisas novas. “Uma experiência muito rica. Gostei muito. É sempre gratificante conhecer coisas novas e ter o contato com o mundo da sétima arte”, destacou Alan.

O professor João Bosco Rangel também elogiou a iniciativa do Comunicurtas UEPB que, segundo ele, revela ao(à) discente a compreensão do audiovisual com filmes do cotidiano. “Isso é extremamente interessante para complementar o conteúdo que a gente dá em sala de aula”, observou João Bosco.

Estudante da EJA, a agricultora Josefa Silva, moradora de Lagoa Seca, nunca tinha entrado numa sala de cinema. Esta semana, pela primeira vez esteve na sala do Cine Teatro São José. Assistiu todos os filmes das mostras competitivas da noite e saiu emocionada. “Eu nunca tinha ido ao cinema. Foi a primeira vez que eu deixei a sala de aula e vim para o cinema. Muito bonito”, disse.

O diretor Vagner Gonçalves disse que essa é uma forma diferente de transmitir conhecimentos, educação e formar cidadãos(ãs). A iniciativa, segundo o educador, ajuda os(as) estudantes a saírem da teoria para entrar na prática em um universo que eles(as) muitas vezes fazem parte. Além da exibição de filmes, os(as) discentes participaram de debates e oficinas sobre diversos temas como o ensino da escola pública e o uso das redes sociais.

A coordenadora geral do evento, Rebeca Souza, destacou a importância da iniciativa que aproxima os(as) estudantes do cinema, além de possibilitar o contato deles(as) com atores, diretores, roteiristas e produtores. Durante a programação, o Comunicurtas UEPB também realizou uma sessão de cinema inclusivo para pessoas com deficiência visual, no Instituto dos Cegos de Campina Grande e no Museu de Arte e Ciência, buscando abranger um público que não tem acesso a esse tipo de atividade. A iniciativa foi idealizada coordenadora Cassandra Bizai, uma das curadoras do festival, para que a experiência fosse única.

O Comunicurtas UEPB 2025 é uma realização do Ypuarana Cultural e da Polvo – Cinema, Arte e Educação, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da UEPB (Codecom/UEPB), TV UEPB, Secretaria de Cultura da Paraíba, e Pró-reitoria de Cultura (PROCULT).

O festival também conta com a parceria da Fundação Espaço Cultural (Funesc – Cine São José), do Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC) e da Secretaria de Cultura de Campina Grande. A edição é viabilizada pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024 – 3ª Edição, de Chamamento Público para Concessão de Fomento a Festivais e Mostras Audiovisuais.

Criado em 2005, o Comunicurtas UEPB consolidou-se como um dos mais importantes festivais de audiovisual da Paraíba e do Nordeste. Nestes 20 anos, tornou-se referência na formação de criadores, na circulação de obras e na democratização do acesso ao cinema. A edição comemorativa reforça o compromisso do festival com a diversidade, a inclusão e a potência criativa das narrativas que emergem de diferentes territórios.

Texto: Severino Lopes
Foto: Taysom Maychael