2º Torneio Recreativo de Xadrez da UEPB faz homenagem a consagrados enxadristas negros

21 de novembro de 2024

Espaço cheio e muitos rostos concentrados no 2º Torneio Recreativo do Xadrez da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ocorrida na manhã de quarta-feira (20), no Espaço Aquário do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), em Campina Grande. A atividade teve participação de 58 jogadores, sendo 16 pertencentes à UEPB e o demais à comunidade externa, com participação de estudantes da Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira, de Sumé – PB e da ECIT José Leite e do IFPB, de Monteiro (PB).

O Torneio Recreativo do Xadrez é vinculado ao projeto de extensão “O Xadrez como Ferramenta de Socialização”, coordenado pela professora Emanuela Coelho, do Departamento de Matemática. O torneio aconteceu no sistema suíço, em seis rodadas, na modalidade rápida de jogo, com tempo de 10’+05” (relógio digital) e 15′ (relógio analógico).

“Como o evento aconteceu no Dia da Consciência Negra, homenageamos alguns enxadristas negros nomeando os troféus distribuídos com seus nomes”, afirmou a professora Emanuela. Os enxadristas escolhidos foram: Machado de Assis, que participou do primeiro torneio oficial de xadrez no Brasil; Regina Ribeiro, única mestre internacional feminina negra do Brasil; Hernández Onna, cubano e primeiro negro a se tornar grande mestre de xadrez da história; e Arthur Olinto, único negro com o título de mestre nacional na Paraíba).

“Tivemos a honra de receber o mestre nacional Arthur Olinto, no nosso evento, que falou um pouco sobre a importância da democratização do xadrez para que tenhamos mais representatividade das minorias nesse campo e da sua felicidade em ver 60 pessoas se reunindo numa quarta-feira para praticar o xadrez”, relatou a docente.

Ao final, Vitor Hugo Dias Botelho sagrou-se campeão com 5.5 pontos; seguido por Iordan Ulisses Coelho Patrício, aluno de Licenciatura em Matemática, em segundo lugar, com cinco pontos; e Natanael Augusto da Silva Duarte, aluno de Licenciatura em Física, na terceira colocação, também com cinco pontos. Victor Hugo recebeu o Troféu Machado de Assis.

As demais categorias premiadas foram:
– Nível Escolar (Ensino Fundamental) – Troféu Hernández Onna
1º Lugar : Fellipe Gabriel Rodrigues Albino (Colégio Nossa Senhora de Lourdes)
2º Lugar: Isabella Medeiros Lira (Colégio Nossa Senhora de Lourdes)
3º Lugar: Charles Andrey de Queiroz Oliveira (Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé/PB)

– Nível Escolar (Ensino Médio/Técnico) -Troféu Hernández Onna
1º Lugar: Marcelo Italo de Sousa Alves (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso Silveira)
2º Lugar: José Lucas Tutu de Melo (Curso Técnico Integrado de Informática – IFPB/ Monteiro)
3º Lugar: Jefferson Sabino da Silva (Curso Técnico Integrado de Informática – IFPB/ Monteiro)

– Feminino – Troféu Regina Ribeiro
1º Lugar: Sara Soares de Medeiros
2º Lugar: Luana Medeiros
3º Lugar: Julia Pamplona (aluna de Ciências da Computação)

– Estudante UEPB – Troféu Arthur Olinto
1º Lugar: Iordan Ulisses Coelho Patrício (aluno de Licenciatura em Matemática)
2º Lugar: Natanael Augusto da Silva Duarte (aluno de Licenciatura em Física)
3º Lugar: Artur Araújo Alves (aluno de Odontologia).

A Classificação Geral do Torneio pode ser conferida neste LINK.

Texto: Juliana Rosas
Foto: Divulgação