3ª edição de feira “Nas Asas da Imaginação” ajuda a custear trabalhos realizados em escolas de Campina Grande

27 de outubro de 2022

Incentivo à prática da leitura e a disseminação dos saberes e conhecimentos. Com esse intuito, o projeto de extensão “Nas Asas da Leitura”, do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou na manhã desta quinta-feira (27) a 3ª edição da feira de livros “Nas Asas da Imaginação”. O evento, marcado pela troca de interação iniciou na quarta-feira (26), tem como objetivo a doação e venda de livros novos e usados para custear os trabalhos de formação de leitores nas escolas de Campina Grande.

A feira foi realizada na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire e contou com a boa participação da comunidade universitária. Em dois dias de evento, mais de 300 livros das diversas áreas, mas com foco nas Ciências Humanas, especialmente de Literatura, foram vendidos. A coordenadora da iniciativa, professora Kalina Naro Guimarães, destacou que a feira é uma das atividades que marcou a retomada do projeto de forma presencial e nesta edição, superou as expectativas.

Ela acrescentou que um dos objetivos da feira é arrecadar fundos para financiar a compra de produtos didáticos e outros materiais do projeto que acontecem nas escolas públicas do município. “Isso também é uma forma de promovermos a leitura e fazer uma troca de experiências”, observou a professora Kalina.

Este ano parte das ações extensionistas do projeto estão sendo realizadas na Escola Municipal Padre Antonino, no bairro do Bodocongó. O trabalho consiste no desenvolvimento da leitura voltado para os discentes. Atualmente oito alunos dos cursos de Letras fazem parte do projeto, sendo cinco bolsistas e três voluntários. Mayara Gomes entrou no projeto este ano e disse que está encantada com a iniciativa. “Está sendo uma experiência incrível porque é um projeto voltado para o incentivo à leitura. A gente sabe da importância disso no Brasil que é um país onde não se valoriza essa prática”, disse.

O estudante Adriano Dinoá Carvalho, do 7º período de Letras (Português), aproveitou a feira para comprar vários livros e elogiou a iniciativa. “Esse é um projeto que incentiva a prática de leitura e possibilita aos estudantes adquirirem obras que perpassam por todas as áreas”, destacou.

O encerramento das atividades das Asas da Leitura 2022 será com um Sarau Literário marcado para o dia 30 de novembro, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Vinculado ao Departamento de Letras e à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) o “Nas Asas da Leitura” tem como objetivo promover formação e qualificação aos estudantes do Departamento. A iniciativa tem atuado também em escolas públicas municipais, com a finalidade de promover a inclusão social através da leitura e despertar o prazer pela escola.

Nas “Asas da imaginação”, com o objetivo de levar mais leitura para estudantes e promover a ampliação da verba para custear trabalhos de formação de leitores nas escolas de Campina Grande e a realização de outros eventos. O projeto também recebe doações de livros, novos, seminovos ou usados da área de Humanidades, especialmente obras de Literatura, para a realização de trabalhos de formação de leitores ou para serem vendidos para custear projetos de leitura nas escolas públicas da cidade.

Texto e fotos: Severino Lopes