47 anos de ensino na UEPB: NUBS presta homenagem à professora Criseuda Benício Barros
Servidores(as) do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) organizaram uma homenagem surpresa à professora Criseuda Maria Benício Barros, pelos 47 anos de serviços prestados à UEPB. A comemoração aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no Anfiteatro I do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Campina Grande e foi organizada pelo Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) da Instituição.
A homenagem contou com a participação de docentes e discentes de Odontologia, de docentes aposentados(as) do curso, de professores(as) de outros cursos do CCBS, além de familiares e amigos da homenageada. Servidores(as) organizaram a celebração a fim de fazer uma surpresa à professora Criseuda. “Me disseram que era uma reunião de professores”, disse, recebendo abraços dos inúmeros presentes.
A professora Criseuda Maria Benício Barros recentemente aposentou-se pela UEPB, com 47 anos de docência na Instituição. Realizou graduação em Odontologia pela UEPB quando ainda era Universidade Regional do Nordeste (URNE), fez mestrado em Odontologia pela Universidade Potiguar e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na UEPB, criou e coordenou o Programa de Extensão Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) e a comissão de biossegurança do Departamento de Odontologia.
A professora agradeceu a homenagem e disse que se sentia lisonjeada. Feliz pelo reconhecimento, ela destacou sua trajetória de 47 anos na UEPB, onde viveu momentos inesquecíveis, cuidado de pessoas e transmitindo conhecimentos.
“O momento foi muito gratificante porque pude reviver em cada mensagem a minha trajetória na UEPB. Foi o momento único, cheio de carinho, de emoções e lembranças. Ao chegar o momento de despedida das salas de aulas depois de 47 anos de entrega ao curso de Odontologia, o meu coração se enche de gratidão com a nossa história e com a homenagem carinhosamente preparada para mim. Agradeço imensamente a Reitoria, as pró-reitorias, aos professores de Odontologia, em especial aos coordenadores do NUBS, pessoas de apoio, a Mariana e Robson Santão. Meu muito obrigado a todos e todas”, agradeceu.
Fizeram parte da homenagem, depoimentos gravados por ex-alunos e colegas do curso de Odontologia. Presencialmente, houve ainda mais depoimentos de servidores(as) técnicos(as) administrativos(as), docentes e amigos(as), incluindo o professor aposentado João Lucas, o técnico Alexandre Cordeiro e a técnica Mariana Gomes, as docentes Denise Nóbrega e Darlene Ramos, e o professor José Pereira, do curso de Psicologia, na ocasião, também representando a reitora Celia Regina Diniz. Presentes ainda estavam o professor Cristóvão Andrade, pró-reitor de Cultura, e a professora Giselda Félix, diretora do CCBS.
O professor Pereira começou explicando sua aproximação com o curso de Odontologia e com a homenageada. “Houve uma aproximação maior, anos atrás, numa época de eleição do CCBS. E quando eu era reitor de Extensão, começou minha proximidade com a professora Criseuda, que sempre trazia questões muito pertinentes”, disse.
Biossegurança
Durante a homenagem, além das qualidades pessoais da docente, muito se falou do legado profissional que a professora Criseuda deixa, especialmente em questões relacionadas à biossegurança. “Ter um Núcleo de Biossegurança em Saúde dentro do departamento é um luxo, gente”, comentou a professora Darlene.
Durante a pandemia, a professora Criseuda, juntamente ao NUBS e Departamento de Odontologia, lançou o “Protocolo Clínico Pós-pandemia da covid-19”, visando o cuidado e prevenção nas ações de biossegurança em vários setores da Saúde, em especial no atendimento odontológico.
“O NUBS possui 15 projetos multidisciplinares na área de Saúde, atuando na educação, prevenção e conscientização dos riscos ocupacionais, já há 10 anos. Com a pandemia, surgiu a necessidade de criar um protocolo que servisse não só para o docente e discente, mas a toda a comunidade”, disse Criseuda à época.
Texto e fotos: Juliana Rosas
Acesso à Informação



Você precisa fazer login para comentar.