4ª Corrida de Rua da UEPB promove atividades esportivas com foco na saúde e cuidados com o meio ambiente
As ruas do Centro de Campina Grande ganharam personagens diferentes na manhã desta domingo (22). Centenas de pessoas, entre atletas profissionais, praticantes de atividades físicas regulares e também aquelas pessoas que buscam sair do sedentarismo, disseram sim ao Dia Mundial Sem Carro e participaram da 4ª Corrida de Rua – Educando para viver bem, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Promovida pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), a corrida levou os participantes a enfrentarem percursos de 3km e 5km que foram superados com determinação e valorização da Saúde.
Após a concentração e largada na Rua Maciel Pinheiro, os competidores ganharam a Avenida Floriano Peixoto, Manoel Tavares, depois as ruas Janúncio Ferreira, Tavares Cavalcante, Peregrino de Carvalho, para enfim retornarem à Maciel Pinheiro e cruzar a linha de chegada. Ao longo dos dois percursos, acompanhados atentamente pela Polícia Militar, Superintendência de Trânsito e Transporte Público (SSTP) de Campina Grande, além do Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência foi registrada, confirmando o sucesso de mais um prova de rua que ofereceu oportunidade da prática de exercício, valorização da vida e atenção ao meio ambiente.
Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, o incentivo às práticas esportivas é um dos compromissos educativos que a Universidade tem, visto que a cada ano a sociedade participa mais dessas ações, confirmando a missão da Instituição. “Essas iniciativas já se tornaram parte do calendário de Campina Grande e da Paraíba. Temos participado de diversas atividades que envolvem a sociedade em prol da conscientização para a Educação e valorização da Saúde. O objetivo da Universidade não é criar nessa circunstância um projeto de disputa. O objetivo é educativo, fazendo com que as pessoas tomem consciência da importância de vários aspectos, como o Dia Mundial Sem Carro, por exemplo. Toda a estrutura que foi montada envolve a questão da Saúde de modo geral. É uma maneira que estamos buscando para cumprir nosso papel”, destacou.
O sucesso desta 4ª edição da Corrida de Rua da UEPB foi destacada pela pró-reitora Estudantil da Instituição, professora Núbia Nascimento, afirmando que, após tanta dedicação para a realização do evento, o sentimento é de dever cumprido e satisfação por oferecer uma atividade de grande valor à sociedade. “Há quatro anos a UEPB organiza essa corrida e nós estamos muito felizes pelo sucesso. Não só hoje, pela corrida, mas também pela adesão ao Dia Mundial Sem Carro. Nós temos a participação de várias entidades parceiras que nos comprova o quanto valeu a pena todo o trabalho. Campina Grande abraçou esse evento. Os órgãos públicos, como Polícia Militar, STTP, Corpo de Bombeiros, nos ajudaram a fazer tudo de forma muito tranquila e organizada. Só temos que agradecer a todos pelo apoio. A UEPB está de parabéns”, disse a professora.
Além da corrida pelas principais ruas centrais de Campina Grande, a prova também contou com a realização de várias iniciativas voltadas à prática esportiva e atenção à Saúde. Foram instaladas tendas ao longo da Maciel Pinheiro, com serviços de atendimento de verificação de pressão arterial, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC) e exame de glicemia. Também foram desenvolvidas atividades de lazer, como rapel, danças (Aeróbica, Zumba e outras), Muay Thai e outros serviços do programa UEPB Itinerante. O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da UEPB também participou da iniciativa oferecendo massagens e exercícios de fisioterapia para os corredores.
O coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Elói, parabenizou todos os participantes que, segundo ele, além de promoverem uma prática que valoriza a saúde, ainda reforçaram a mensagem de conscientização em favor do meio ambiente. Segundo ele, além das medalhas que todos receberam por participarem da prova, o principal prêmio conquistado foi promover o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. “Foi um sucesso. Tivemos cerca de 900 inscrições para um evento que não celebra somente a corrida. Nós fomos mais além pela nossa participação ao Dia Mundial Sem Carro. Esta 4ª corrida da UEPB envolveu mais de mil pessoas e todos deram seu recado no que diz respeito à atenção para com sua saúde e em apoio ao meio ambiente. Conseguimos comprovar que todos entenderam nossa mensagem de educação e valorização da vida”, afirmou o professor.
Confira a relação dos vencedores por categoria clicando AQUI.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Isis Coelho e Givaldo Cavalcanti
Você precisa fazer login para comentar.