4ª edição da Mostra de Pesquisa e Extensão destaca integração e reflexões sobre o papel social da ciência

28 de outubro de 2025

O município de Cabedelo será palco, na sexta-feira (7), das 9h às 14h, da 4° Mostra de Pesquisa e Extensão realizada pelo Programa de Extensão da Pós-graduação (PROEXTPG) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento acontece no Cabedelo Clube, espaço localizado no Centro da cidade, e reunirá estudantes, professores(a) e pesquisadores(as) de diversos câmpus da Instituição em um dia dedicado à troca de experiências, apresentações e reflexões sobre o papel social da ciência.

A Mostra é promovida pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e tem como foco divulgar os resultados dos projetos que unem pesquisa acadêmica e ação extensionista. Esses projetos são desenvolvidos nos programas de pós-graduação da UEPB e buscam aproximar o conhecimento científico das demandas da sociedade. Ao todo, serão 48 pesquisadores(as) e estudantes extensionistas que participarão da ação, apresentando resultados, experiências e metodologias que evidenciam como a pesquisa acadêmica pode gerar impactos concretos em diferentes contextos sociais.

As atividades da Mostra incluirão exposições de trabalhos e relatos de vivências extensionistas, promovendo o diálogo entre ciência, comunidade e políticas públicas. A iniciativa reforça a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como fundamento da formação universitária e expressão do compromisso social da UEPB.

Dentre os projetos participantes estão às atividades do Programa Institucionalizado de Gestão Ambiental nas Empresas (PGAMEM), que apresentará quatro projetos: Rochagem na agricultura; Produção de “ecobags” como redução do uso de polímeros; Produção de mini-hortas em escola como opção de sustentabilidade; e Produção de produtos saniantes (sabão). Já o Programa: Assistência e Vigilância das Intoxicações e Acidentes por Animais Peçonhentos e Plantas (CIATOX), demonstrará ações de prevenção e dos primeiros socorros sobre intoxicações por substâncias químicas e acidentes por animais peçonhentos e plantas, como também atividades educacionais que ampliem o conhecimento sobre a prevenção e os primeiros socorros, quando da ocorrência de intoxicações.

O evento propõe-se a ser um espaço de convergência entre saberes acadêmicos e práticas sociais, valorizando o protagonismo de estudantes e orientadores(as) que transformam a pesquisa em ações concretas de impacto coletivo, e acontecerá em paralelo com a Mostra Tecno-Cientifica de Cabedelo, iniciativa da prefeitura municipal para os estudantes demonstrarem suas habilidades em pesquisa, experimentação e comunicação científica.

Realizar a Mostra em Cabedelo significa também aproximar a Universidade de territórios estratégicos para a produção de conhecimento e inovação. A cidade litorânea, marcada por sua diversidade cultural e potencial econômico, oferece um ambiente fértil para o diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade — e simboliza o compromisso da UEPB em tornar a pesquisa mais acessível, inclusiva e transformadora.