4º Congresso Universitário da UEPB é encerrado com grande número de participantes e premiações inéditas

4º Congresso Universitário da UEPB é encerrado com grande número de participantes e premiações inéditas
9 de novembro de 2024

Oito câmpus, mais de oito mil inscritos, 203 minicursos e oficinas, 106 exposições e oito apresentações culturais. Estes foram alguns números da 4ª edição do Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba. Na tarde desta sexta-feira (8), o evento foi encerrado com a cerimônia de premiação para trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A coordenadora geral do 4º Congresso Universitário da UEPB e pró-reitora Estudantil, professora Núbia do Nascimento Martins, fez um balanço positivo do evento, mesmo mencionando o grande desafio que é coordenar uma ação desta magnitude. Em seguida, a professora Vagda Rocha, pró-reitora de Graduação, enalteceu a programação do 4º Congresso, em especial as mesas-redondas das quais participou a PROGRAD. Ela convidou as pessoas que não puderam comparecer, a assisti-las pelo canal Rede UEPB, pois trazem discussões muito relevantes.

Ensino
Seguindo o tripé ensino, pesquisa, extensão, a PROGRAD iniciou a premiação para trabalhos apresentados no 2º Encontro do PET Administração da UEPB, 2ª Mostra de Estágio Supervisionado e 2º Encontro de Monitoria da UEPB.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, anunciou a premiação de 31º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e o Prêmio de Teses e Dissertações Rosilda Alves. O docente fez um ótimo balanço desta edição do congresso e das premiações.

Ele relatou que talvez seja a primeira vez que o ENIC teve premiados de todos os oito câmpus da UEPB, afirmando que não foi algo induzido, mas uma constatação após a verificação das notas. “Isso mostra uma evolução da pesquisa em todos os câmpus da Universidade, um motivo de muita alegria para nós”, disse Francisco Jaime.

Pesquisa
“Outra notícia que foi para nós muito interessante foi ver uma servidora técnica-administrativa orientadora de trabalho premiado de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), algo que creio que também acontece pela primeira vez. Isso mostra que técnicos-administrativos também fazem trabalho de qualidade dentro da pesquisa”, afirmou o pró-reitor.

Outra surpresa, segundo o professor Francisco, foi ver uma estudante de Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) com um trabalho premiado. Ele comentou que independentemente de ter bolsa, os(as) estudantes têm os mesmos direitos e deveres e tal exemplo pode ser um estímulo para aqueles que não conseguiram bolsa, mas que podem prosseguir fazendo pesquisa de qualidade.

Extensão
Finalizando o tripé universitário, a professora Socorro Barbosa, pró-reitora de Extensão, anunciou resultado final do 4º Prêmio Paulo Freire de Extensão. A docente mencionou o grande número de trabalhos inscritos, mais de 300, sendo 29 premiados nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio-ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

Inclusão
Outra novidade da edição 2024 do Congresso Universitário da UEPB foi contar com intérpretes de Libras ao vivo durante a programação do auditório montado no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande. Tais atividades, como as principais mesas-redondas e as cerimonias de abertura, premiação e encerramento, contaram com as traduções simultâneas para Libras, que também estavam disponibilizadas ao vivo nas transmissões da Rede UEPB no YouTube. Confira abaixo a galeria de fotos com alguns(mas) estudantes e professores(as) premiados(as) nos eventos realizados dentro do 4º Congresso Universitário da UEPB.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos e Juliana Rosas