5º Atualiza Odonto promove palestras sobre modernização em procedimentos odontológicos e estéticos

5º Atualiza Odonto promove palestras sobre modernização em procedimentos odontológicos e estéticos
1 de dezembro de 2025

O Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus I, deu início, na manhã desta sexta-feira (28), à 5ª edição Encontro de Atualização em Odontologia (Atualiza Odonto) da Universidade Estadual da Paraíba, Câmpus I, de Campina Grande, uma oportunidade para estudantes, professores(as) e profissionais da área atualizarem os conhecimentos acerca de novos procedimentos dentro da Odontologia. A abertura aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), contando com a presença de palestrantes renomados nas diversas áreas da Odontologia e apresentações dos trabalhos inscritos.

A partir deste sábado (29), das 8h às 14h, as atividades acontecerão no Departamento de Odontologia, em Bodocongó, onde será oferecida uma sequência de atividades, palestras e “Hands-On”: uma esperiência de “mãos a obra”, no qual os(as) participantes poderão se envolver na execução das tarefas e aprender fazendo, vivenciando experiências reais.

O encontro teve início com apresentações musicais de Caio Czar e do trio de ritmos nordestinos Ananias do Acordeon. A solenidade seguiu com a formação da mesa, com a presença da professora Alessandra Teixeira, da pró-reitoria de Extensão, representando a reitora Celia Regina Diniz; do pró-reitor de Planejamento, Ricardo Soares da Silva; da pró-reitora de Pós-graduação, Nadja Maria da Silva Oliveira; da professora Giselda Félix Coutinho, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); do servidor Alexandre Soares Cordeiro, representante da Coordenação da Graduação em Odontologia; e, por fim, da professora Denise Nóbrega Diniz, coordenadora-geral do evento; do professor Basílio Rodrigues Vieira, da Comissão Científica; e de Vitória Almira Santos de Sá, representante da Comissão Organizadora do Atualiza Odonto.

Além da coordenação-geral da professora Denise Nóbrega, o evento também contou com a atuação da professora Darlene Cristina Ramos Eloy Dantas, que desempenhou papel essencial como coordenadora-adjunta do Encontro, contribuindo diretamente para o planejamento, organização e execução das atividades desta edição.

Em sua fala, a professora Denise Nóbrega lembrou que, há cinco anos, ainda em épocas de isolamento social por causa da pandemia, o evento foi pensado como uma jornada ou seminário em Odontologia e que, apesar de obter sucesso quanto ao conteúdo repassado, ficou restrito aos estudantes do Câmpus I. “Já no ano seguinte, comemoramos o Jubileu de Ouro do Curso, que foi uma festa muito bonita, em um auditório maior, no qual reunimos cerca de 70 participantes, oriundos de vários lugares”, acrescentou.

Neste ano, com uma formatação ainda mais moderna e com a possibilidade de apresentação de trabalhos acadêmicos, a organização registrou mais de 270 inscrições, englobando professores(as), graduandos(as), especialistas, cirurgiões(ãs) dentistas e profissionais da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.

De acordo com Vitória Almira, graduanda de Odontologia que participa da organização do evento desde a segunda edição, neste ano o público demonstrou uma expectativa especial em temáticas referentes à estética e procedimentos modernos de harmonização facial. Atendendo esta demanda, a primeira palestra foi ministrada pela doutora Fátima Roneiva, que apresentou o “Protocolo ‘No Waste’ com integração multicamadas para excelência HOF”.

“Os profissionais querem saber o que é, como faz, como se destacar no mercado. E isso é um diferencial hoje em dia, já que o público busca muito a questão da estética, das lentes em resina composta e como dar um aspecto mais natural ao dente, ao sorriso, que é a primeira coisa que as pessoas veem na gente”, esclareceu Almira.

Além desta, ao longo do dia, na FIEP, destacam-se as palestras de Flávio Venícius, com “Alinhadores Digitais: Uma ortodontia célere, confortável, quase invisível e absolutamente previsível”; do Dr. Ricardo Paredes, com “Resinas indiretas: Lucratividade e autonomia”; Ricardo Amore, apresentando “(Curaprox) – Prescrição individualizada de cremes dentais para pacientes com Lesões não Cariosas e Hipersensibilidade Dentinária”, e Caio Uchôa, com “Modalidades de tratamento de fratura de mandíbula”.

O evento seguiu neste sábado (29), a partir das 8h, no Departamento de Odontologia, em Campina Grande. Outras informações podem ser obtidas na rede social: @atualizaodontouepb.

Comissão Organizadora realiza homenagem aos estudantes

A Comissão Organizadora prestou um agradecimento público aos(às) estudantes que, com empenho e
compromisso, foram essenciais para o sucesso desta edição. Cada aluno contribuiu de maneira única para
que o Atualiza Odonto acontecesse com organização, acolhimento e excelência. Desde o planejamento até a
execução, eles estiveram presentes na logística, no credenciamento, no apoio aos palestrantes, no
acompanhamento das atividades e no suporte técnico de cada ambiente.

O trabalho coletivo refletiu dedicação, responsabilidade e verdadeiro espírito de equipe, garantindo que o Encontro de Atualização em Odontologia alcançasse um nível de profissionalismo e qualidade reconhecido por todos os(as) participantes.
Homenageados(as):
1. Vitória Almira
2. Moisés Alves Gouveia
Luana Cammyly Araújo Ferreira
3. Ana Beatriz Freitas Santos de Lima
4. Valéria Lucy Nascimento
5. Lívia Beatriz de Albuquerque Alves Carvalho
6. Mariana Bruno de Araújo
7. Fernanda Gabino Araújo de Sousa Oliveira
8. Charlanne Vitória da Silva Albuquerque
9. Mayane Costa Muniz
10. Eudes Marques de Lima Neto
11. Danilo Rodrigues Monteiro
12. Camila Rafaelly Leite Barros
13. Bianca Suellen Timóteo da Silva
14. Erick Gabriel de Pontes Correia
15. Anna Laryssa Fernandes Barreto
16. Elisandra Miguel Nzumba

Professores da Comissão Organizadora
1. Denise Nóbrega Diniz — coordenadora-Geral
2. Darlene Cristina Ramos Eloy Dantas — coordenadora-adjunta

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Paizinha Lemos