5º SEMEX promove debate sobre desafios e superações da extensão em tempos da pandemia de Covid-19

29 de junho de 2021

A pandemia da Covid-19 exigiu das Instituições de Ensino Superior um grande desafio. A extensão universitária, que sempre se caracterizou por desenvolver ações práticas e diretas nas ruas, praças, territórios das comunidades periféricas e do meio rural, teve que se reinventar. Neste contexto, e com um espírito inovador e desafiador, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realiza nos dias 11 e 12 de agosto o 5º Seminário de Extensão (SEMEX).
Com o tema “Extensão Universitária e a Covid-19: desafios e superações frente a uma nova realidade”, o 5º SEMEX, vai produzir um amplo debate e reflexão em torno dos desafios enfrentados pela extensão durante os 18 meses de pandemia, que obrigou as universidades a mudarem a forma de fazer as atividades extensionistas. Devido às atuais imposições sanitárias, o seminário acontece pelo segundo ano consecutivo de forma virtual, e será transmitido pelo Canal Rede UEPB no YouTube. O evento disponibilizará até três tipos de modalidade de participação para a comunidade acadêmica: ouvintes, oficinas e apresentação de projetos.
A exemplo das edições anteriores, o SEMEX contará com palestras, oficinas, mesas redondas, debates e apresentações culturais. As inscrições para participar das oficinas acontecerão entre os dias 5 e 15 de julho, e serão realizadas através do formulário eletrônico https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderFormulario/672. Este ano o Seminário terá a modalidade apresentação do projeto gravado em vídeo. Para participar dessa modalidade, o professor ou estudante extensionista precisa preencher o formulário com todas as informações do projeto no endereço eletrônico no seguinte endereço: https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderFormulario/675.
Como estamos vivendo o ano dedicado ao educador Paulo Reglus Neves Freire, que se vivo estivesse completaria 100 anos de idade, a PROEX inovou ao instituir o Prêmio Paulo Freire de Extensão, que premiará as melhores apresentações a serem realizadas ao longo do 5º SEMEX. A avaliação dos trabalhos apresentados considerará critérios relacionados às diretrizes nacionais da extensão na educação superior, tais como: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade, a interprofissionalidade e a interação dialógica com a sociedade.
A pró-reitora de Extensão, professora Maria do Socorro Barbosa e Silva, enfatizou que nos últimos 18 meses, com o intuito de não aglomerar e preservar a vida, as atividades presenciais dos projetos de extensão foram suspensas, o que exigiu uma mudança no formato da Extensão, para levar adiante as atividades extensionistas. Com isso, todos os atores envolvidos com a extensão, desde docentes, discentes e corpo técnico, tiveram que aprender, através das atividades remotas a se comunicar com as comunidades externas usando novas tecnologias para a troca de saberes.
Ela destacou que o objetivo central do 5º SEMEX é discutir os desafios suscitados pela pandemia da Covid-19 e as estratégias de superação no contexto da extensão universitária, em que o protagonismo dos estudantes durante o período de crise sanitária possibilite a reinvenção dos projetos e o fortalecimento das ações extensionistas nas comunidades, possibilitando a reflexão de que é possível fazer extensão em uma conjuntura adversa de distanciamento social.
“O evento será realizado no formato on-line, os projetos e detalhes de suas execuções serão apresentados em forma de vídeo, possibilitando aos estudantes, divulgarem por meio de seus trabalhos, os resultados ou os produtos desenvolvidos nos diversos projetos, dando maior visibilidade às ações de extensão desenvolvidas na UEPB”, explicou a pró-reitora.
Todas as informações sobre o 5º Seminário de Extensão da UEPB podem ser obtidas no site oficial do evento.

Texto: Severino Lopes