6º Encontro de Formação do PET Saúde traz abordagem sobre equidade de gênero, raça e etnia

3 de setembro de 2024

Nesta quarta-feira (4), o Programa de educação pelo trabalho para a saúde – PET Saúde: Equidade, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove seu 6º Encontro de Formação, trazendo o tema equidade de gênero, raça e etnia. A atividade acontece no Auditório do Departamento de Fisioterapia, no Câmpus de Campina Grande, das 14h às 17h.

Os professores convidados são: Patrícia Cristina de Aragão, Moisés Alves, Melânia Nóbrega e Margareth Maria de Melo. Patrícia Cristina é doutora em Educação, professora do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) e participante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi-Câmpus I).

Moisés Alves é professor, militante dos direitos humanos negros e do movimento negro da Paraíba. Militante do movimento cultural e social; membro da comissão de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – subseção Campina Grande); membro da comissão da educação da OAB-subseção Campina Grande; coordenador do movimento negro de Campina Grande. É bacharel em Comunicação Social e especialista em Educação para relações étnico-raciais.

Melânia Nóbrega possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Antropologia e doutorado em Ciências Sociais. É professora do Câmpus VI, e coordenadora de Acompanhamento e Permanência da Política de Cotas da Graduação da UEPB. É vice-líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura (NEPEC). Margareth Melo é pedagoga, professora doutora do curso de Pedagogia, diretora adjunta do Centro de Educação (CEDUC) e membro do Neabi-Câmpus I.

A 11ª edição do PET- Saúde UEPB, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, foi lançada em maio. A atual edição tem como foco a equidade. Entre os objetivos gerais do programa está fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS, através dos espaços/serviços de saúde da SMS de Campina Grande e a UEPB na perspectiva da equidade no âmbito da gestão e da atenção à saúde no território.

Texto: Juliana Rosas