6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática debate sobre novos desafios e metas da profissão

10 de fevereiro de 2023

Estudantes, pesquisadores e professores do curso de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e de outras instituições, já estão na expectativa para mais um grande evento que fortalecerá a formação profissional e apresentará os novos desafios e metas da profissão. Trata-se do 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática que será realizado em julho deste ano na UEPB.

Com tema “A Educação Matemática num Mundo Pós-Pandêmico”, o evento acontecerá nos dias 4, 5 e 6 julho, no Câmpus I, em Campina Grande e terá como público alvo professores universitários, pesquisadores das áreas de Matemática e Educação Matemática, além de estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação Matemática, Matemática, Educação e afins.

O Simpósio, realizado no Centro de Ciências e Tecnologias (CCT), vai propor discussões de propostas ou resultados de pesquisas que envolvam Etnomatemática, História da Matemática e Filosofia da Educação Matemática de maneira individualizada ou inter-relacionada. O evento vai ainda debater propostas ou resultados de pesquisas que envolvam questões referentes ao desenvolvimento, aprendizagem e conceptualização e contribuições da Psicologia para a Educação Matemática.

A meta é apresentar resultados de pesquisas que envolvam questões sobre a formação inicial, continuada e permanente do professor que ensina Matemática, abordando questões em torno da história da profissão, história de vida, cotidiano escolar, currículos formais e alternativos, como a história das instituições de formação de professores, sala de aula como problema epistemológico, dentre outros. Os interessados em participar do evento já podem submeter seus trabalhos, sejam, comunicação oral, pôster e painel articulador até o dia 27 de fevereiro.

As inscrições estão abertas até 20 de junho, neste endereço eletrônico , podendo serem encerradas antes do prazo estabelecido, caso atinja o teto máximo de 500 inscritos. A coordenação do Simpósio informa que ao efetuar a sua inscrição o participante terá direito a inscrever os trabalhos que deseja apresentar, fazendo a opção por um eixo temático do evento. No caso de haver mais de um autor, todos devem estar inscritos na data limite da submissão do trabalho. Os trabalhos aprovados para apresentação comporão os anais do evento.

Mais informações sobre o 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática podem ser obtidas neste endereço https://eventos.uepb.edu.br/sipemat/.

Texto: Severino Lopes