7ª edição da “Grão Fino Semana de Fotografia”: Comissão divulga programação completa do evento

20 de setembro de 2024

Para os amantes de fotografia e comunicação, acaba de ser divulgada a programação da 7ª edição da “Grão Fino: Semana de Fotografia”, com o tema “Contando histórias, colecionando memórias”. O evento acontecerá do dia 1º a 3 de outubro e traz em sua proposta muito aprendizado para os três dias de imersão no mundo da fotografia.

Serão ministradas oficinas, mesas de conversa e atividades on-line, com as apresentações de trabalhos acadêmicos nos Grupos de Trabalhos (GTs). As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Para garantir sua vaga, basta acessar o site oficial da Grão Fino e se inscrever nas atividades de sua preferência.

O evento iniciará oficialmente no dia 1º, às 19h. O tema escolhido para a mesa de abertura do ano foi “Arquivo, memória e arte” e contará com a presença de Marina Feldhues, artista visual, professora e doutora em Comunicação pela UFPE e Robson Xavier, artista visual, curador independente, arte/educador e arteterapeuta. O debate acontece no auditório 1 da Central Acadêmica Paulo Freire (CAPF), no campus I da UEPB. Além da participação na mesa de abertura, os dois ministrarão oficinas individuais.

No dia 2, às 19h, haverá um debate com Tomaz Maranhão (Museu da Fotografia de Fortaleza-MFF), Zé Afonso Jr (PPGCOM-UFPE) e Carol Lopes sobre “Artes visuais, fotografia e curadoria”, também no auditório 1 da CAPF-UEPB. A mesa de encerramento será no dia 3, às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba, com David Sobel, Nayane Queiroz e Leonardo Saraiva o tema discutido será “Fotografia em Arte e Mídia: 25 anos do curso da UFCG”. Os três são egressos do curso de Arte e Mídia e seguiram carreira na fotografia.

Haverá ainda a realização da exposição coletiva “Atemporal”, composta por 25 fotografias produzidas durante a Caminhada Fotográfica da Grão Fino, realizada em 24 de agosto de modo simultâneo nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Com predomínio da fotografia de rua, a exposição apresenta flagrantes do cotidiano, enfatizando personagens, cenários e comportamentos que estão marcados na memória afetiva dos moradores das duas maiores cidades do estado. Robson Xavier assina a curadoria.

A “Grão Fino: Semana de Fotografia” é uma realização do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), formado por professores e pesquisadores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio do projeto de Extensão Coletivo F8 e da Mega Álbum Encadernações fotográficas.

Oficinas

Serão ofertadas cinco oficinas no total, realizadas no período das 14h às 17h e os certificados serão enviados por e-mail gratuitamente. Como as vagas são limitadas, as inscrições específicas das oficinas serão iniciadas no dia 25 de setembro, a partir das 14h. Para saber mais sobre os palestrantes acesse o site do evento.

– Dia 1º/10: Oficina “Afrofabulações: Poéticas de (re)(de)composição de fotografias coloniais por meio de colagens” – Marina Feldhues

– Dia 1º/10: Oficina “Curadoria em Foco” – Robson Xavier

– Dia 2/10: Oficina “Tratamento de Imagem e ColorGrading Cinemático” – Sóstenes Lopes e Mirelly Maciel

– Dias 2 e 3/10: Oficina “Narrativas Visuais na Fotografia” – Carol Lopes

– Dia 3/10: Oficina “Somos a imagem da nossa natureza morta: reflexões sobre o humano no centro da tel(RR)a” – David Sobel.

Atividades on-line: grupos de trabalhos (GTs)

2 de outubro – 9h ÀS 12h
— GT01: “Fotografia documental” (sessão 1) Mediação: Daniel Meirinho (UFRN)

— GT01: “Fotografia documental” (sessão 2) Mediação: Helton Paulino (UFCG)

3 de outubro – 09h às 12h

— GT02: “Fotografia Contemporânea” Mediação: Paulo Matias (UFCG)

— GT03: “Fotografia e Educação” Mediação: Agda Aquino (UFCG)

Exposição fotográfica

Exposição Atemporal
Mostra coletiva composta por 25 fotografias produzidas durante a Caminhada Fotográfica da Grão Fino, realizada em 24 de agosto de 2024 de modo simultâneo nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Com predomínio da fotografia de rua, a exposição apresenta flagrantes do cotidiano, enfatizando personagens, cenários e comportamentos que estão marcados na memória afetiva dos moradores das duas maiores cidades do estado.
Curadoria de Robson Xavier.

De 1º a 3 de outubro
Hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I

Para mais informações, visite o perfil no INSTAGRAM.

Texto: Marianne Antão/Projeto Coletivo F8