7ª edição da Semana Nacional de Arquivos reúne diversas ações realizadas pelo curso de Arquivologia

12 de junho de 2023

Com atividades articuladas à programação desenvolvida nacionalmente no âmbito da 7ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), o bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nos dias 6 e 7 de junho, nos turnos da manhã e noite, palestras que reuniram pesquisadores e estudantes para debater questões relacionadas à temática “Arquivos – Territórios de vidas”.

A programação na UEPB foi iniciada na terça-feira (6), nos turnos da manhã e noite, com a palestra “Decolonização nas ciências, migração e territórios de vidas: o que a Arquivologia tem a ver com isso?”, ministrada pelo professor da UFPB, Afonso Celso Scocuglia e pela docente do curso de Arquivologia da UEPB, professora Eliete Correia dos Santos.

Na oportunidade, foi debatido o lugar da ciência como monocultura do saber da modernidade; o que significa o movimento decolonial enquanto crítica ao papel da ciência no âmbito de questões como o patriarcalismo, colonialismo e capitalismo; a função dos arquivos como instituições responsáveis pela preservação, guarda, acesso e difusão de registros de vidas de diferentes épocas.

Na quarta-feira (7), nos turnos da manhã e noite, foi realizada a palestra “Governo eletrônico: Território a se debater”, tendo como ministrante o professor do curso de Arquivologia, Josemar Henrique de Melo. Na oportunidade, o docente dialogou sobre o governo eletrônico, a transformação digital e as mudanças ocorridas nos processos internos e externos dos governos, a governança de Tecnologia da Informação e suas ramificações para o Governo Eletrônico e as principais ideias da estruturação do Governo Eletrônico.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos, no evento foram apresentadas temáticas que comumente não são apresentadas na perspectiva da Arquivologia. “Apresentamos questões como a decolonialidade e a governança, que exigem uma ecologia de saberes que não são pautados em uma única área, mas, exige uma rede de cooperação para que se tenha uma eficácia maior”, avalia.

A 7ª SNA busca celebrar as pessoas e instituições que guardam, preservam e dão acesso aos registros de vidas de diferentes épocas, e que precisam ser reconhecidos e valorizados como expressões da diversidade e pluralidade da nossa sociedade. A edição também celebra os 75 anos do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e os 50 anos da Associação Latino-americana de Arquivos (ALA).

A Iniciativa reuniu 525 eventos organizados por 220 instituições espalhadas por 91 municípios brasileiros. Na Paraíba, além da UEPB, várias instituições participaram com programação própria, tais como a Fundação Casa de José Américo (FCJA), o Grupo de Estudos Arquivísticos (GeArq), Universidade Federal da Paraíba e Arquivo Público Estadual da Paraíba (APEPB).

Texto e fotos: Juliana Marques